Dreams
segunda-feira, 22 julho 2024
spot_imgspot_img

Disputa pelo terreno da Ford em Camaçari esquenta entre empresário brasileiro e BYD

Empresário da Lecar desafia BYD pela posse do terreno da antiga Ford em Camaçari, alegando favorecimento do governo baiano à empresa chinesa.

Empresário entra na briga pelo terreno da Ford em Camaçari

Flávio Figueiredo Assis, proprietário da Lecar, acendeu a disputa pelo terreno que abrigava a operação da Ford em Camaçari, na Bahia, agora da gigante chinesa BYD. O empresário acusa o governo estadual de favorecer a BYD, apontando possíveis irregularidades no processo de cessão do terreno.

Concorrência aberta

Assis, que tem planos de produzir veículos elétricos no Brasil, revelou ter descoberto uma brecha que permite disputar o uso da área com a BYD. Sua investida foi motivada após visitar a antiga fábrica e observar equipamentos que poderiam ser aproveitados pela Lecar, que também está construindo uma unidade em Caxias do Sul (RS).

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Possíveis ações judiciais

O empresário não descarta recorrer à Justiça para garantir que o processo de cessão siga todas as regras previstas, incluindo a igualdade de condições para todos os interessados. A situação levantou questões sobre o processo de seleção e a transparência das negociações entre o governo da Bahia e a BYD.

Propostas e nacionalismo

Assis promete oferecer contrapartidas superiores às da BYD, incluindo um investimento inicial de R$ 4 bilhões e a geração de um número de empregos três vezes maior. Ele critica a estratégia da BYD de montar veículos com componentes importados da China, argumentando que isso não beneficia a indústria nacional.

Resposta da BYD e silêncio governamental

Até o momento, a BYD manteve-se reticente sobre a controvérsia, enquanto o governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), ainda não se posicionou oficialmente sobre as alegações de Assis e o processo de reocupação do terreno.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares