Dreams
sexta-feira, 21 junho 2024
spot_imgspot_img

Inscrições para o Enem 2024 abertas a partir de hoje

Não perca a oportunidade de se inscrever no Enem 2024! O prazo começa hoje e vai até 7 de junho. Garanta sua participação e prepare-se para as provas que podem abrir portas no ensino superior.

Início das inscrições para o Enem 2024

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 abre suas inscrições nesta segunda-feira, 27 de maio, e os interessados poderão se inscrever até o dia 7 de junho através da Página do Participante, utilizando o CPF e senha do portal do governo federal Gov.br.

Taxa de inscrição e prazos de pagamento

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, anunciou que o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser realizado até o dia 12 de junho. O pagamento pode ser efetuado por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo do banco.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Isenção da taxa e necessidade de inscrição

Em 13 de maio, o Inep divulgou o resultado das solicitações de isenção da taxa. É importante ressaltar que a aprovação da isenção não automatiza a inscrição no exame. Os candidatos aprovados devem efetuar a inscrição dentro do período estipulado.

Escolha do idioma e informações para treineiros

Durante o processo de inscrição, os candidatos deverão escolher o idioma para a prova de língua estrangeira, podendo optar entre inglês ou espanhol. Além disso, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e desejam fazer o exame apenas para autoavaliação podem inscrever-se como treineiros. Os resultados para esse grupo serão disponibilizados 60 dias após a divulgação geral.

Edital e mais informações

Para detalhes completos sobre o processo de inscrição e outras informações relevantes, os interessados devem consultar o edital do Enem 2024 ou acessar o site oficial do Inep.

Datas e provas do Enem 2024

O Enem 2024 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro em todos os estados e no Distrito Federal. No primeiro dia, as provas abordarão linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, os candidatos enfrentarão questões de ciências da natureza e matemática, com um tempo total de 5 horas.

História e Importância do Enem

Criado em 1998, o Enem tem um papel crucial no acesso à educação superior no Brasil, facilitando a entrada em universidades por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os resultados do exame são utilizados por instituições privadas de ensino superior e também por universidades em Portugal, através de convênios com o Inep.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares