Lula embarca para cúpula do G7 no Canadá com prioridade de promover COP30 em Belém
Lula embarca para o G7 no Canadá com foco em convidar líderes mundiais para a COP30 em Belém. Presidente terá reuniões com Zelensky, Carney e Merz durante o evento.
Presidente brasileiro participa do evento como convidado e buscará apoio internacional para a conferência climática de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na manhã desta segunda-feira (16) para o Canadá, onde participa da cúpula do G7 como país convidado. O evento reúne as sete maiores economias industriais do mundo — Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido — e ocorre desta vez nas montanhas rochosas de Alberta, com sede no resort de Kananaskis.
Embora o Brasil não integre o grupo, Lula terá espaço para uma breve intervenção na tarde de terça-feira (17), ao lado de outros países convidados, como África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Índia, México e Ucrânia. Esta será a nona participação do Brasil em cúpulas do G7 como nação convidada — todas ocorridas durante governos do próprio Lula.
Foco principal será convite para COP30 em Belém
Durante sua fala, uma das prioridades de Lula será reforçar o convite para que os líderes globais participem da COP30, a cúpula do clima que acontecerá em novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará. O presidente já afirmou publicamente que está pessoalmente empenhado em garantir a presença de chefes de Estado na conferência climática, inclusive cogitando fazer contato direto com Donald Trump, caso o ex-presidente dos EUA volte à Casa Branca e não confirme presença no evento.
Reuniões bilaterais e foco diplomático
Durante o encontro no Canadá, Lula terá reuniões com três líderes internacionais: o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney; e o novo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz. As reuniões ocorrerão na terça-feira, no resort oficial da cúpula.
A tensão no Oriente Médio, causada pelos recentes confrontos entre Israel e Irã, deve dominar os bastidores do encontro, mesmo com o tema oficial centrado no “futuro da segurança energética”.
Hospedagem e programação
Lula ficará hospedado no hotel cinco estrelas Fairmont, no centro da cidade de Calgary, localizada a aproximadamente 100 quilômetros do resort onde ocorre a cúpula. Embora o hotel seja palco de um jantar reservado aos líderes do G7 na noite desta segunda, não há confirmação de que Lula participará do evento.
O presidente brasileiro retorna a Brasília ainda na noite da terça-feira, em voo direto após o encerramento de sua agenda no Canadá. Segundo o Palácio do Planalto, a comitiva será reduzida, com destaque para a presença do chanceler Mauro Vieira. A primeira-dama Janja da Silva não acompanhará a viagem.