Aviões da Gol e Latam se chocam no aeroporto de Congonhas sem feridos
Na tarde de segunda-feira, 29, um incidente envolvendo aeronaves das companhias Gol Linhas Aéreas e Latam ocorreu no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, sem que houvesse feridos. A colisão entre os dois aviões levou ao cancelamento de voos e à realocação dos passageiros afetados.
Detalhes do incidente
O choque ocorreu no pátio do aeroporto, durante o procedimento de taxiamento das aeronaves. De acordo com a Aena, concessionária que administra o aeroporto, houve uma falha no equipamento de pushback, que é utilizado para mover as aeronaves da área de embarque até a pista de taxiamento.
Resposta das companhias aéreas
A Gol informou que a colisão se deu durante o pushback do voo G3 1238, que se preparava para partir para Florianópolis. A aeronave da Latam, por sua vez, estava realizando o taxiamento para um voo entre o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Congonhas, quando ocorreu o acidente por volta das 17h04. Ambas as aeronaves foram encaminhadas para manutenção devido ao contato entre a ponta da asa do avião da Latam e a cauda da aeronave da Gol.
Impacto nos passageiros e voos cancelados
Devido ao incidente, os passageiros de ambos os voos foram desembarcados e acomodados em outras aeronaves. A Gol conseguiu realocar todos os seus passageiros, enquanto a Latam precisou cancelar dois voos adicionais entre Congonhas e Curitiba, impactando mais passageiros que foram acomodados em voos subsequentes da companhia.
Na manhã de terça-feira, a Latam confirmou que todos os passageiros afetados pelos cancelamentos foram acomodados em outros voos e que a aeronave danificada continua em manutenção.