Dreams
segunda-feira, 22 julho 2024
spot_imgspot_img

Ministério da Saúde orienta uso de testes rápidos para diagnóstico de Dengue

Frente ao aumento de casos, Ministério da Saúde recomenda testes rápidos para agilizar diagnóstico de dengue no país.

Testes rápidos agora recomendados para diagnóstico de dengue

Nota técnica orienta sobre uso

O Ministério da Saúde adotou uma nova medida diante do crescente número de casos de dengue no país, recomendando o uso de testes rápidos para o diagnóstico da doença. Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, anunciou a elaboração de uma nota técnica destinada a guiar profissionais de saúde dos estados e municípios sobre a implementação dessa estratégia.

Agilidade no diagnóstico

“O teste rápido deve ser aplicado do primeiro ao quinto dia de sintomas, momento em que os pacientes geralmente procuram atendimento médico”, explicou Marília Santini, coordenadora-geral de Laboratórios de Saúde Pública. A iniciativa busca proporcionar um diagnóstico mais ágil da dengue, permitindo uma resposta rápida no tratamento e na prevenção de complicações.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Monitoramento e tratamento

Apesar da recomendação dos testes rápidos, a orientação é que, em casos de resultado negativo, o paciente continue sendo monitorado e receba orientações para medidas como a hiper-hidratação. Para casos graves e suspeitas de óbito por dengue, a preferência ainda é pela realização de exames laboratoriais detalhados.

Possível comercialização de autotestes

O ministério também está em diálogo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a comercialização de autotestes para dengue no Brasil, visando aumentar o acesso ao diagnóstico da população. Embora o autoteste represente uma nova frente na luta contra a dengue, ele não afeta diretamente a transmissão, uma vez que a dengue é transmitida exclusivamente pela picada do mosquito Aedes aegypti.

testes rápidos dengue,Ministério da Saúde

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares