Dreams
sábado, 13 julho 2024
spot_imgspot_img

Lula na Etiópia: confira o encontro com premiê etíope Abiy Ahmed em meio a críticas por conflitos

Presidente Lula discute cooperação e comércio na Etiópia com Abiy Ahmed, Nobel da Paz agora envolvido em guerra.

Reunião de Lula com líder etíope marcado por guerra

Na Etiópia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se com o primeiro-ministro Abiy Ahmed, laureado com o Nobel da Paz, mas atualmente enfrentando críticas por conduzir uma guerra contra rebeldes. O encontro ocorreu antes da cúpula da União Africana, em uma cerimônia oficial de boas-vindas para o presidente brasileiro.

Agenda fechada e temas de discussão

Diferentemente do encontro anterior com o líder egípcio, a imprensa foi excluída dos eventos no palácio, sem declarações conjuntas. Lula e Ahmed abordaram assuntos bilaterais, com foco no desenvolvimento mútuo e expansão do comércio, além da busca brasileira por apoio à reforma das organizações internacionais.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Controvérsias e ações de Abiy Ahmed

Abiy Ahmed, reconhecido por encerrar o conflito entre Etiópia e Eritreia em 2019, agora é questionado por liderar ataques contra a milícia Fano em Amhara, com acusações de genocídio por parte de organizações de direitos humanos.

Visitas memoráveis e próximos passos

Antes do encontro, Lula homenageou heróis da Batalha de Ádua e visitou o memorial e museu associados. Na cúpula da União Africana, o presidente tem agenda cheia, incluindo um discurso e reuniões com líderes africanos para discutir cooperação e reformas globais.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares