segunda-feira, 14 julho 2025
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Lula confirma construção da Ponte Salvador-Itaparica: obra terá 12,4 km e será a maior da América Latina

Presidente Lula afirma que construção da ponte Salvador-Itaparica está garantida após anos de impasse. Projeto terá R$ 11 bilhões em investimento e duração de seis anos, com geração de 7 mil empregos.

Presidente Lula garante construção da Ponte Salvador-Itaparica após décadas de espera

Lula afirma que a Ponte Salvador-Itaparica sairá do papel após anos de impasse. Com 12,4 km sobre o mar, será a maior da América Latina e contará com investimento de R$ 11 bilhões em parceria com consórcio chinês.

Com 12,4 km de extensão, ponte será a maior da América Latina e terá investimento de R$ 11 bilhões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, nesta quarta-feira (2), durante entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, que a construção da Ponte Salvador-Itaparica está garantida. O projeto, que terá 12,4 km de extensão sobre o mar, será o maior da América Latina, segundo o governo da Bahia.

“A ponte será construída. O estudo da fundação está 100% pronto e vai começar. Um investimento de R$ 11 bilhões e vai ser uma revolução para o desenvolvimento da Bahia”, afirmou Lula.

Obra será executada por consórcio chinês em Parceria Público-Privada

A execução da obra será viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o governo da Bahia e um consórcio formado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC) e China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC). O prazo previsto é de seis anos, sendo um ano dedicado ao projeto executivo e cinco anos para a construção.

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O presidente classificou o processo de viabilização como complexo. “Foi um parto difícil. O [ministro da Casa Civil] Rui Costa sabe o quanto ele sofreu. Quantas vezes eu falei: ‘Oh meu amigo. E a nossa ponte?'”, relembrou Lula.

Histórico e detalhes do projeto

A ideia de uma ligação entre Salvador e Itaparica surgiu na década de 1970, mas só em 2010 o projeto foi retomado pelo governo estadual. Em 2019, o consórcio chinês venceu o leilão para construção e operação da ponte. De lá para cá, o valor inicial de R$ 7,6 bilhões foi reajustado devido à alta nos preços de insumos, juros e aço no mercado internacional.

A proposta atual aprovada pelo TCE estabelece:

  • Custo final: R$ 10,4 bilhões (com incentivos federais, chega a R$ 11 bilhões);
  • Prazo de concessão: 35 anos;
  • Geração de empregos: aproximadamente 7 mil;
  • Duração da obra: seis anos.

Sondagens e mobilização iniciadas

Em janeiro de 2024, começou a sondagem do solo. Em junho, teve início a perfuração em águas rasas, e o canteiro de apoio foi concluído em abril de 2025. Para essa etapa, mais de 20 empresas baianas foram contratadas, com um investimento de R$ 200 milhões.

Detalhes técnicos da ponte

A Ponte Salvador-Itaparica contará com:

  • 12,4 km de extensão sobre o mar, na Baía de Todos-os-Santos;
  • 85 metros de altura no vão principal (equivalente a um prédio de 30 andares), permitindo passagem de grandes embarcações;
  • Três faixas por sentido e barreira de segurança central;

Imagens 3D do projeto foram divulgadas pelo governo estadual.

O consórcio responsável pela obra também participou da construção da ponte que liga Hong Kong a Macau, atualmente a maior do mundo, com 55 km de extensão.

Intervenções viárias previstas

O projeto contempla quatro trechos principais:

Trecho 1 – Acessos viários em Salvador

– 4 km de vias entre Calçada e Água de Meninos; – Dois novos túneis paralelos à Via Expressa; – Viadutos e estrutura para absorver o tráfego da ponte.

Trecho 2 – Ponte Salvador-Itaparica

– Três faixas por sentido; – Vão central de 482 metros; – Altura projetada para navios de grande porte por 50 anos.

Trecho 3 – Acessos viários na Ilha de Itaparica

– Nova via expressa de 22 km entre Mar Grande e Cacha Pregos.

Trecho 4 – Duplicação na BA-001

– Duplicação de 8 km entre Cacha Pregos e a Ponte do Funil.

Impactos econômicos e sociais

O governo da Bahia destaca que a ponte vai beneficiar 70% da população do estado, com impacto em cerca de 250 municípios. A obra deve impulsionar:

  • Conexão logística entre o interior e o Porto de Salvador;
  • Turismo no baixo-sul e sul do estado;
  • Integração entre BR-101, BR-116 e BR-242 com a BA-001.

Desapropriações e impactos sociais

Em fevereiro de 2023, o governo estadual decretou utilidade pública de 14 áreas em Salvador, somando 63.524 m², para viabilizar os acessos viários à ponte. As desapropriações incluem indenizações a donos de imóveis.

Em junho, uma audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) revelou a existência de mais de 120 terreiros, comunidades indígenas, quilombolas, ciganas e de pescadores nas áreas afetadas. O MPF recomendou a realização de acordos para reduzir os impactos socioculturais.

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Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
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