Início da vacinação contra dengue para crianças de 10 a 11 anos
O Ministério da Saúde deu partida na campanha de vacinação contra a dengue nesta quinta-feira (8), destinando o primeiro lote de vacinas à imunização de crianças de 10 a 11 anos. A estratégia visa priorizar essa faixa etária devido ao seu maior índice de hospitalização por dengue dentro do grupo de 10 a 14 anos.
Distribuição das primeiras doses
“O início da vacinação por essa faixa etária [10 a 11 anos] é uma estratégia que permite que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. A escolha pelo início da imunização nas crianças de 10 a 11 anos também é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos”, diz o ministério, em nota.
Um total de 712 mil doses foram enviadas para 315 municípios em diversos estados, incluindo Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo, Maranhão, e o Distrito Federal, os quais já começaram a receber as vacinas. A vacinação no Distrito Federal está programada para começar nesta sexta-feira (9).
Expansão da vacinação
Conforme novas doses da vacina Qdenga sejam disponibilizadas pelo fabricante, a vacinação será expandida para outras idades dentro do público-alvo de 10 a 14 anos. O Ministério da Saúde planeja imunizar todo o público-alvo ao longo de 2024, com a previsão de receber 6,5 milhões de doses disponíveis pelo laboratório.
Fonte: Agência Brasil