O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (23), durante agenda oficial em Jacarta, na Indonésia, que será candidato à reeleição em 2026, encerrando meses de especulações sobre seus planos políticos.
Em discurso ao lado do presidente indonésio, Lula afirmou que pretende disputar um quarto mandato consecutivo nas urnas e destacou sua disposição para continuar governando o país.
“Vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia que tinha com 30 anos de idade. Pode ter certeza, vou disputar um quarto mandato no Brasil. Estou dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes”, declarou o petista.
O presidente também disse estar preparado para “disputar outras eleições” e que pretende continuar fortalecendo as relações internacionais do Brasil.
A declaração foi recebida com entusiasmo por aliados do governo e representa a confirmação política mais direta de Lula sobre a disputa eleitoral de 2026.
O petista completará 80 anos em outubro de 2025, mas garantiu que a idade não será um obstáculo. “Estou cheio de energia e vontade de continuar trabalhando pelo povo brasileiro”, concluiu.
