Dreams
sábado, 25 maio 2024
spot_imgspot_img

STF decide impedimento de Cristiano Zanin para julgar recurso de Bolsonaro

STF forma maioria para impedir ministro Cristiano Zanin de julgar recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro.

STF confirma impedimento de ministro Zanin em caso de Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou uma maioria decisiva para impedir o ministro Cristiano Zanin de participar no julgamento de um recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A questão central do recurso é a inelegibilidade de Bolsonaro, imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por um período de oito anos.

Razões do impedimento

Zanin, que anteriormente serviu como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em diversos casos durante a Operação Lava Jato, optou por declarar-se impedido na última terça-feira, 7. A decisão de impedimento foi posteriormente ratificada pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Contexto político e judicial

A inelegibilidade de Bolsonaro tem sido um tema de amplo debate e divisão no cenário político brasileiro. A nomeação de Zanin pelo presidente Lula em 2023 levantou questões sobre potenciais conflitos de interesse, dado o histórico do ministro como advogado do atual presidente.

COMPARTILHE ESTE POST:

Marina Carvalho
Marina Carvalho
Jornalista dinâmica especializada em multimídia e narrativa digital, com 10 anos de carreira. Liderou projetos de jornalismo móvel, trazendo inovação e interatividade para a cobertura de notícias.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares