Governo Lula atinge menor índice de aprovação desde início do mandato, aponta Quaest
Pesquisa mostra 43% de avaliação negativa e 26% positiva
A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (4), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta o momento de maior desgaste de sua gestão neste terceiro mandato. De acordo com o levantamento, 43% dos brasileiros avaliam o governo de forma negativa, enquanto apenas 26% têm uma visão positiva. Outros 28% consideram a administração regular, e 3% não souberam ou não responderam.
Índices oscilaram dentro da margem de erro, mas seguem em queda
As taxas de avaliação negativa e positiva mantiveram-se dentro da margem de erro da pesquisa anterior, realizada em março, que era de dois pontos percentuais. Na ocasião, 41% consideravam o governo ruim ou péssimo, 27% o avaliavam como ótimo ou bom, e 29% classificavam como regular.
Pesquisa ouviu mais de 2 mil pessoas em 120 municípios
O levantamento foi realizado entre os dias 29 de maio e 1º de junho, com 2.004 entrevistas em 120 municípios de todas as regiões do país. O estudo é financiado pela Genial Investimentos, corretora controlada pelo banco Genial.
Crise do INSS e escândalos afetam popularidade
Esta foi a primeira pesquisa após o escândalo envolvendo descontos ilegais em aposentadorias do INSS vir à tona. O caso, investigado pela Polícia Federal, ganhou destaque na imprensa e tem sido utilizado por setores da oposição para criticar o governo. A repercussão negativa parece ter influenciado na piora da percepção popular sobre a gestão.
Rejeição ao governo chega a 57% e aprovação recua
Ao serem questionados se aprovam ou desaprovam o trabalho do presidente, 57% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão Lula, enquanto 40% demonstraram aprovação. Em março, os números estavam em 56% e 41%, respectivamente, demonstrando uma tendência de queda contínua na aprovação presidencial.
Sudeste e evangélicos concentram maior rejeição
A rejeição ao governo é mais expressiva no Sudeste, onde atinge 64%, e entre o público evangélico, onde chega a 66%. Esses índices são os mais altos entre os recortes analisados, reforçando a dificuldade do presidente em dialogar com esses grupos.
Maioria acredita que país segue na direção errada
A pesquisa também perguntou se os brasileiros acreditam que o país está indo na direção certa ou errada. Para 61% dos entrevistados, o Brasil está no caminho errado. Já 32% consideram que o país segue na direção correta. Em março, os números eram de 56% e 36%, respectivamente.
Lula é comparado com Bolsonaro por eleitores
Outro dado relevante da pesquisa diz respeito à comparação entre os governos de Lula e Jair Bolsonaro. Para 44% dos entrevistados, o governo atual é pior do que o anterior. Outros 40% disseram que a gestão do petista é melhor.
População responsabiliza Lula por escândalo no INSS
Questionados sobre o escândalo dos descontos ilegais em aposentadorias, 82% dos entrevistados afirmaram ter conhecimento do caso. De maneira espontânea, 31% atribuíram a responsabilidade ao “governo Lula”. Outros 14% culpam o próprio INSS, 8% responsabilizam as entidades envolvidas nas fraudes e 8% citaram o governo anterior de Jair Bolsonaro.