Dreams
sábado, 13 julho 2024
spot_imgspot_img

Alba aprova PEC da reeleição com votação majoritária

Com amplo suporte, Alba aprova PEC que permite reeleições ilimitadas para presidente da Casa, definindo novo cenário político na Bahia.

PEC da reeleição é aprovada na Alba

Na tarde desta terça-feira (19), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reeleição. A proposta, que permite ao presidente da Casa se reeleger por mandatos ilimitados, conquistou o voto favorável de 56 dos 63 parlamentares presentes.

Detalhes da votação

A proposta, de autoria do deputado Nelson Leal (PP), em conjunto com Niltinho (PP), busca viabilizar uma nova reeleição para o atual presidente, Adolfo Menezes (PSD). Apenas os deputados Hilton Coelho (PSOL) e Junior Nascimento (União Brasil) se posicionaram contrariamente à medida.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Impactos Políticos da aprovação

A aprovação da PEC reverbera nas dinâmicas políticas da Alba, frustrando as expectativas da deputada Ivana Bastos (PSD) que aspirava à presidência da Casa. A ausência de Bastos, juntamente com Fátima Nunes (PT) e Maria Del Carmen (PT), marcou o plenário no dia da votação. Adolfo Menezes, apesar de presidir a sessão, optou por não votar.

Oposição e apoio à PEC

Inicialmente, a PEC encontrou resistência, inclusive do líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), que posteriormente moderou sua posição. Em 2017, Adolfo e Rosemberg foram coautores de uma PEC que eliminou a possibilidade de reeleição para a presidência da Alba. Agora, sete anos mais tarde, a Casa altera novamente seu estatuto, com ambos votando favoravelmente à nova PEC da Reeleição.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares