Dreams
quarta-feira, 24 julho 2024
spot_imgspot_img

10 anos após Lava Jato: pesquisa revela impacto na percepção pública e avaliação de Moro

A Operação Lava Jato deixou um legado complexo, moldando não apenas o cenário político e judicial do Brasil, mas também as percepções públicas sobre corrupção, justiça e democracia. À medida que o país reflete sobre os últimos dez anos, é fundamental que cidadãos continuem a questionar, discutir e buscar transparência e responsabilidade por parte de seus líderes e instituições.

Dez anos de Lava Jato: opiniões divididas e análise do legado de Moro

Uma década após o início da Operação Lava Jato, uma das investigações mais significativas na história recente do Brasil, uma pesquisa da Genial/Quaest traz à tona a complexidade das percepções públicas sobre o impacto da operação e a atuação de Sergio Moro, ex-juiz e atual senador.

Divisão de opiniões sobre Moro e a Lava Jato

A pesquisa, que ouviu 2 mil brasileiros em 120 municípios, mostra que a atuação de Moro ainda gera debates acalorados. Com 44% de desaprovação e 40% de aprovação, a avaliação de seu trabalho na Lava Jato está em um empate técnico, considerando a margem de erro. Além disso, o levantamento destaca que uma parcela significativa dos entrevistados vê a operação como tendo trazido mais benefícios do que malefícios ao país.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Percepções sobre o fim da Lava Jato e divisões políticas

A pesquisa revela que 42% dos brasileiros acreditam que a Lava Jato terminou devido a ações políticas visando frear as investigações. Esse dado reflete a persistente polarização política no Brasil, com opiniões sobre a operação e seus desdobramentos variando amplamente entre diferentes grupos sociais e regiões, especialmente entre apoiadores do PT e de Jair Bolsonaro.

A “PEC da Blindagem” e o futuro da luta anticorrupção

O levantamento também toca na Proposta de Emenda à Constituição conhecida como “PEC da Blindagem”, que visa limitar operações contra parlamentares. Esse ponto destaca a tensão contínua entre esforços anticorrupção e interesses políticos, um tema crucial para o futuro da governança e da justiça no Brasil.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares