Prefeitura de Salvador lança processo seletivo para a Operação Chuva 2025
A Prefeitura de Salvador anunciou a abertura de 15 vagas temporárias para atuação na Operação Chuva 2025, por meio da Defesa Civil de Salvador (Codesal). O objetivo é preparar a cidade para o período chuvoso, garantindo a segurança e a resposta rápida aos eventos climáticos.
Detalhes das vagas disponíveis
As oportunidades são para profissionais das áreas de geologia, engenharia civil e arquitetura, com contratos que se estenderão de março a agosto de 2025. As posições disponíveis incluem três vagas para geólogos, nove para engenheiros civis e três para arquitetos.
Importância da ampliação do quadro de profissionais
Segundo Sosthenes Macedo, diretor-geral da Codesal, a complexidade topográfica e geológica de Salvador exige um reforço técnico durante o período de chuvas. “Necessitamos de mais profissionais para atender com eficiência às demandas e situações de risco que se intensificam nessa época”, explicou.
Como participar do processo seletivo
Os interessados nas vagas da Operação Chuva 2025 devem acessar o site da Secretaria Municipal da Gestão (Semge), responsável pelo processo seletivo, para mais informações e para realizar suas inscrições. O prazo final para se candidatar é até 30 de março de 2025.
Desafios com o radar meteorológico
O diretor da Codesal também destacou a problemática com o radar meteorológico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que está inoperante há mais de um ano. A falta deste equipamento crucial complica a previsão e prevenção de desastres naturais. “Estamos buscando soluções junto ao governo federal para resolver essa questão crítica”, afirmou Macedo.