Dreams
sábado, 20 julho 2024
spot_imgspot_img

Operação do MP-BA mira escritórios de advocacia em Salvador por uso de documentos falsos

Descubra mais sobre a operação "Data Venia" que mira escritórios de advocacia em Salvador por práticas fraudulentas e o uso de documentos falsos.

MP-BA deflagra operação contra escritórios de advocacia em Salvador por fraude documental

Detalhes da Operação Data Venia

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) lançou uma operação nesta terça-feira, 24, visando dois escritórios de advocacia em Salvador acusados de envolvimento em um esquema de advocacia predatória. A operação, denominada “Data Venia”, investiga a utilização de documentos falsificados para iniciar ações judiciais fraudulentas.

Acusações e ações Judiciais

De acordo com o MP-BA, os escritórios são acusados de manipular documentos para representar partes sem seu consentimento ou em nome de indivíduos já falecidos. Estima-se que um dos escritórios ajuizou mais de 2.653 ações contra um único banco entre 2020 e 2022, empregando documentos adulterados.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

OPERAÇÃO DO MP-BA

Cumprimento de mandados e medidas punitivas

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em diversos bairros de Salvador, como Horto Florestal, Caminho das Árvores, Graça e Comércio. Além das buscas, a justiça ordenou a suspensão das atividades jurídicas dos advogados envolvidos e a indisponibilidade de ativos financeiros que somam R$ 309.151,00.

Resultados e apreensões da operação

Durante as buscas, as autoridades apreenderam 10 mil dólares em espécie, além de diversos documentos e celulares que serão examinados para fortalecer as evidências contra os acusados. A investigação foi apoiada pelo Centro de Inteligência da Justiça Estadual da Bahia (CIJEBA) e contou com a participação de promotores de Justiça, a Polícia Civil através da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), e advogados designados pela OAB/BA.

OPERAÇÃO DO MP-BA

COMPARTILHE ESTE POST:

Marina Carvalho
Marina Carvalho
Jornalista dinâmica especializada em multimídia e narrativa digital, com 10 anos de carreira. Liderou projetos de jornalismo móvel, trazendo inovação e interatividade para a cobertura de notícias.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares