Dreams
segunda-feira, 22 julho 2024
spot_imgspot_img

VÍDEO: Torcedores do Vitória espalham sardinhas nos arredores da arena Fonte Nova em provocação ao Bahia

Em Salvador, a rivalidade futebolística ganha novo capítulo com quilos de sardinha espalhados perto do estádio, visando provocar o time adversário.

Sardinhas na Arena: Provocação futebolística aquece final na Bahia

Antes da tão esperada final do Campeonato Baiano, Salvador foi palco de uma provocação singular: quilos de sardinha foram despejados no entorno da Arena Fonte Nova. Esta ação, realizada na manhã de domingo (7), por torcedores do Vitória, tinha um alvo claro: provocar os adversários do Bahia, apelidados por eles de “sardinha”.

 

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Provocações com infrações

A transgressão inesperada não apenas acendeu os ânimos para o jogo mas também resultou em infrações de trânsito, conforme apontado pela Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador). Os responsáveis pela ação filmaram e divulgaram o ato nas redes sociais, evidenciando a dimensão da rivalidade entre os times.

Segundo a Transalvador, a ação configurou duas infrações específicas:

  • Transportar passageiro em compartimento de carga, considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), acarretando 7 pontos na CNH e multa de R$191,54.
  • Atirar materiais de veículo em movimento, uma infração média com penalidade de quatro pontos na CNH e multa de R$ 85,13.

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) agiu prontamente, limpando a área afetada pela manhã.

Rivalidade histórica

Esse episódio é mais um capítulo na história de rivalidade entre Vitória e Bahia. Em resposta a uma provocação anterior do Bahia, que utilizou grãos de milho em um gesto semelhante, os torcedores do Vitória escolheram as sardinhas para simbolizar o apelido dado ao time rival. O termo “sardinha” foi cunhado pelo técnico Joel Santana em 2011, numa referência ao Bahia como um clube de menor expressão, em contraste com os “peixes grandes” do futebol.

O apelido “Sardinha”: Origens e significado

O apelido adotado pelo Vitória contra o adversário surgiu em 2011. Na época, o técnico Joel Santana, então desempregado, usou o termo em uma entrevista ao programa ‘Bem, Amigos!’ do SporTV.

Na ocasião, ele disse que estava a espera de uma proposta de clubes grande, chamando-os de “peixes grandes”, e não de uma “sardinha”, ou seja, um time que ele considerava pequeno, como seria o caso do Bahia.

O apelido pegou e, desde então, a torcida do Vitória se refere ao time com o nome do peixe.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares