Rui Costa confirma que será candidato ao Senado em 2026 e celebra nacionalização do 2 de Julho
Ministro Rui Costa afirma que será candidato ao Senado em 2026 e comemora a proposta de Lula para nacionalizar o 2 de Julho como feriado oficial no Brasil.
Ministro da Casa Civil diz que fará parte da chapa de Jerônimo e destaca importância histórica da data baiana
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou nesta terça-feira (2), durante sua participação no tradicional cortejo cívico do 2 de Julho em Salvador, que pretende disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026.
“Vou pro Senado”, cravou Rui ao ser questionado sobre seu futuro político, reforçando que deve compor a chapa majoritária liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que tentará a reeleição.
Ao ser confrontado sobre críticas feitas pela oposição quanto à formação da chapa governista, Rui preferiu não polemizar:
“Não comento declaração deles, não. Eles têm que organizar a chapa deles, a gente organiza a nossa”, respondeu de forma objetiva.
Durante o evento, Rui também comemorou a proposta enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional para tornar o 2 de Julho feriado nacional.
“Hoje é uma data simbólica. Muito feliz com a decisão do presidente Lula de enviar o projeto de lei, pois com isso, a gente garante que a festa que já é comemorada pelo povo da Bahia seja reconhecida no país inteiro. Como a data mais relevante, depois do Grito do Ipiranga”, afirmou.
O 2 de Julho celebra a consolidação da independência do Brasil na Bahia, ocorrida em 1823, e tem forte significado histórico e político no estado. A proposta de nacionalização da data como feriado oficial já tramita no Congresso.