Hugo Motta diz a empresários que Congresso vai tentar barrar qualquer aumento de imposto
Em reunião com empresários, Hugo Motta diz que Congresso atuará para impedir aumento de impostos proposto pelo governo. Presidente da Câmara reafirma independência frente ao Planalto.
Presidente da Câmara reafirma independência do Legislativo e é aplaudido por empresários após promessa de barrar medidas do governo
Durante um jantar com empresários promovido na residência do ex-governador João Doria, em São Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o Congresso Nacional continuará a barrar qualquer tentativa do governo federal de aumentar a carga tributária.
Segundo apurou o jornal O Globo, a fala de Motta foi recebida com aplausos pelo grupo de empresários presentes, em um momento de crescente tensão entre o Palácio do Planalto e o Legislativo após a derrubada do decreto presidencial que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Congresso se mantém independente
Hugo Motta enfatizou que a Câmara e o Senado manterão independência em relação ao Planalto, reforçando que não há acordo para alinhamento automático com as propostas do governo federal, principalmente aquelas que envolvam novos tributos ou reajustes.
Disputa política e narrativa nas redes sociais
Após a derrota no caso do IOF, o governo Lula, por meio de seus ministros, passou a sustentar que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estaria tentando promover uma “justiça tributária”. A estratégia do governo nas redes sociais tem sido o uso de um discurso polarizado, com a narrativa de “nós contra eles”, argumentando que o objetivo é defender os mais pobres contra interesses do Congresso e do setor empresarial.
A promessa de barrar qualquer aumento de impostos amplia o embate entre Congresso e Planalto e antecipa um clima de disputa que deve se intensificar até as eleições de 2026.