Dreams
sábado, 25 maio 2024
spot_imgspot_img

Nível do Guaíba aumenta rapidamente e ameaça quebrar recorde histórico

O Guaíba registra aumento drástico no seu nível, ultrapassando marcas históricas e elevando o estado de alerta no Rio Grande do Sul. Entenda as implicações e as previsões para os próximos dias.

Cheia Acentuada do Guaíba Pode Superar Recorde Histórico

Em apenas 14 horas, o nível do Guaíba aumentou expressivamente, avançando 18 centímetros, de 5,01 metros na tarde de segunda-feira para 5,19 metros na madrugada de terça-feira. Este rápido aumento coloca o nível do rio mais de 2 metros acima da cota de inundação, estabelecida em 3 metros, e da cota de alerta, de 2,5 metros.

Previsões Preocupantes

As fortes chuvas recentes na região da serra gaúcha contribuíram para este cenário alarmante, afetando diretamente os rios dos Sinos, Caí, Gravataí, Jacuí e Taquari, que alimentam o Guaíba. Especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Defesa Civil do estado projetam que o nível do rio possa atingir entre 5,5 e 5,6 metros, possivelmente ultrapassando o recorde de 5,33 metros registrado no início deste mês.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Impacto das Chuvas no Rio Grande do Sul

As chuvas que persistem na região têm causado estragos significativos, resultando na morte de 147 pessoas e afetando mais de 2 milhões de residentes. Até o momento, 538.241 pessoas estão desalojadas e 80.826 encontram-se em abrigos. A situação também levou ao desaparecimento de 127 pessoas e ao resgate de 76.470 pessoas e 10.814 animais.

Resposta das Autoridades e Medidas de Contenção

Diante dessa catástrofe, ações intensivas de socorro e medidas preventivas estão sendo coordenadas pelo governo do estado e pela Defesa Civil. A comunidade científica e as autoridades locais continuam monitorando a situação de perto, preparando-se para mais intervenções, caso o nível do Guaíba continue a subir.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares