terça-feira, 17 junho 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Bolsonaro depõe na PF sobre Eduardo e pode ser questionado sobre viagem de Zambelli

Ex-presidente é ouvido pela Polícia Federal em Brasília após STF autorizar inquérito que investiga ações de Eduardo Bolsonaro nos EUA e possível apoio financeiro. Carla Zambelli também pode entrar na pauta.

Jair Bolsonaro presta depoimento à PF em inquérito sobre Eduardo e pode ser questionado sobre Carla Zambelli. Ex-presidente diz sustentar o filho nos EUA.

Ex-presidente é ouvido em inquérito que investiga atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu à sede da Polícia Federal (PF) em Brasília, por volta das 15h desta quinta-feira (5), para prestar depoimento no inquérito que investiga seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A investigação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que busca apurar possíveis tentativas de obstrução do Judiciário brasileiro.

PGR aponta tom intimidatório de Eduardo e cita ajuda financeira do pai

De acordo com o procurador-geral Paulo Gonet, Eduardo Bolsonaro estaria adotando um “tom intimidatório” com o objetivo de interferir no julgamento técnico da ação penal que envolve Jair Bolsonaro. A PGR destacou que o ex-presidente seria o “responsável financeiro” do filho, atualmente nos Estados Unidos, e pediu a oitiva de Bolsonaro com base em declarações públicas do próprio ex-presidente.
Em entrevista ao portal UOL, Bolsonaro afirmou:

“Eu estou bancando a despesa dele agora. Em grande parte, eu estou bancando. Se não fosse o Pix, eu não teria como manter essa ajuda para ele, que ele está sem salário lá fora.”

Bolsonaro deve negar conhecimento sobre ida de Eduardo aos EUA

Segundo apuração da CNN, o ex-presidente deve declarar à PF que desconhecia os planos do filho de permanecer nos Estados Unidos e se afastar do mandato parlamentar. Interlocutores próximos afirmam que Bolsonaro pretende dizer que não foi avisado nem mesmo sobre a viagem.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Investigadores também podem abordar caso Zambelli

Além da investigação sobre Eduardo, a Polícia Federal poderá questionar Bolsonaro sobre a viagem da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que deixou o país após ser condenada a mais de 10 anos de prisão e teve sua prisão preventiva decretada pelo STF. A parlamentar foi incluída na lista de difusão vermelha da Interpol, após suspeitas de coação no curso do processo e obstrução de investigação relacionada a organização criminosa.
A inclusão desse tema no depoimento ocorre após o ministro Alexandre de Moraes autorizar novo inquérito contra Zambelli, abrindo caminho para que autoridades investiguem possíveis redes de apoio à fuga da deputada.

Depoimento ocorre em meio à crescente pressão jurídica contra aliados

O depoimento do ex-presidente acontece em um momento de escalada nas investigações contra aliados bolsonaristas. Além de Eduardo e Zambelli, outros nomes do círculo próximo de Bolsonaro têm sido alvo de medidas judiciais por parte do STF e da PGR. A estratégia de defesa do ex-presidente será monitorada de perto pelo meio político e jurídico.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares