Tributo a Herzem Gusmão em Vitória da Conquista
Três anos após o falecimento de Herzem Gusmão Pereira, ex-prefeito de Vitória da Conquista, sua memória continua viva entre familiares, amigos e cidadãos. Em uma demonstração de apreço e reconhecimento, a Prefeitura, sob a liderança de Sheila Lemos, e a ex-primeira-dama Luci Freire Gusmão, apresentaram o projeto para a criação de um busto em homenagem ao ex-gestor, que será esculpido pelo artista Vando Oliveira e instalado na Estação de Transbordo Herzem Gusmão.
Um legado lembrado
A prefeita Sheila Lemos destacou a importância de eternizar a contribuição de Herzem para Vitória da Conquista, não apenas como prefeito, mas também como radialista e figura pública querida. Luci Gusmão, reforçou o significado do tributo para a família e para a cidade, evidenciando o carinho de Herzem pela terra natal.
“Para mim é muito especial poder relembrar, por meio desse marco, tudo que Herzem Gusmão fez por nós conquistenses. Fazer um busto dele e poder colocar no local que leva o seu nome, e que era o sonho dele ver bem organizado e construído, desde a época do rádio, é de grande relevância”, explicou a prefeita Sheila Lemos.
“Esse é um tributo muito simbólico para a nossa família, porque essa cidade era o coração dele; aqui, Herzem construiu sua vida e também ajudou a construir uma cidade que ele sonhava”, afirmou Luci Gusmão, acrescentando: “Será uma lembrança para muitos anos e possibilitará que outras gerações conheçam quem foi esse grande homem, não só pelo seu nome, mas também por sua sua feição”, complementou.
A Arte em homenagem
Vando Oliveira, encarregado de dar forma ao busto, expressou gratidão e orgulho por participar desse projeto, reconhecendo a importância de Herzem Gusmão na história da cidade. O artista destaca-se por transformar em arte as memórias e legados de figuras notáveis de Vitória da Conquista.
“Trabalhar com esse nome, que é o do ex-prefeito que deixou um legado na cidade é muito importante para mim enquanto artista, para o meu trabalho, para a memória que será registrada. É muito gratificante!”, exclamou.
Herzem Gusmão: Uma vida de contribuições
Desde jovem, Herzem Gusmão se destacou no esporte, na educação e, posteriormente, no rádio, onde se tornou a “Voz de Conquista”. Em 2008, disputou pela primeira vez o cargo de prefeito de Vitória da Conquista. Em 2010, candidatou-se a uma vaga na Câmara Federal e, em 2012, tentou pela segunda vez a Prefeitura, sem sucesso. Em 2014, candidatou-se à vaga de deputado estadual, ficando na primeira suplência, assumindo a vaga em março de 2015.
Em 2016, Herzem foi eleito prefeito da terceira maior cidade do estado. Em novembro de 2020, conseguiu a reeleição em segundo turno com quase 98 mil votos.
No entanto, logo após o processo eleitoral, no dia 7 de dezembro, Herzem Gusmão foi diagnosticado com Covid-19, e internado no Hospital Samur no dia 18. No dia 26 do mesmo mês, foi transferido em UTI aérea para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para reabilitação pulmonar. Após alternar períodos entre a Unidade de Terapia Intensiva/UTI e a Unidade Semi Intensiva, com o agravamento do quadro de saúde foi sedado e intubado no dia 12 de março. No dia 18 de março, ele foi a óbito. Sua morte provocou grande comoção na cidade e em toda a Bahia.
Preservando a memória
A instalação do busto na Estação de Transbordo Herzem Gusmão não apenas honra a memória do ex-prefeito, mas também serve como lembrete das contribuições e do amor que Herzem tinha por Vitória da Conquista.