Deputado bolsonarista Renan Jordy faz gesto racista contra colega em sessão da Alerj
O deputado estadual do Rio de Janeiro Renan Jordy (PL) foi flagrado fazendo um gesto racista durante uma sessão na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira, 17. O incidente ocorreu durante uma discussão acalorada com o deputado Renato Machado (PT), que é negro. As câmeras da Casa registraram o momento em que Jordy apontou para seu paletó preto enquanto encarava Machado, insinuando uma relação com a cor da pele do parlamentar.
Discussão sobre medalha para Jojo Todynho
O desentendimento entre os deputados teve início durante uma discussão sobre a concessão de uma medalha em homenagem à cantora Jojo Todynho. Durante o discurso de Renato Machado, Jordy fez o gesto ofensivo, levando Machado a afirmar que irá acionar o Ministério Público do Rio de Janeiro.
Machado expressou sua indignação, afirmando que o gesto foi um ataque pessoal e racista. “Você tem problema pessoal comigo, mas, se tem problema com outro aqui, dirija a palavra a eles diretamente”, disse Machado, durante a discussão.
Repercussão e providências legais
Até o momento, Renan Jordy não se pronunciou sobre as acusações. Renato Machado confirmou que levará o caso ao Ministério Público, acusando Jordy de racismo. O incidente gerou indignação entre colegas de Machado e levantou debates sobre racismo e condutas inapropriadas no ambiente legislativo.