Dreams
sexta-feira, 19 julho 2024
spot_imgspot_img

Pote que engana Mosquito: Nova solução contra Dengue em Salvador

Salvador está entre as 15 cidades que vão implementar novas estratégias com inseticida para combater a dengue, utilizando potes de água parada com larvicida.

Pote que engana Mosquito é nova solução contra Dengue em Salvador

O município de Salvador está entre as 15 cidades brasileiras que vão implementar uma nova estratégia para combater a dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A decisão segue uma iniciativa do Ministério da Saúde, que oficializou a utilização da Técnica das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) como aliada no controle dessas arboviroses.

Como Funciona a Técnica das EDLs

Na prática, as EDLs são potes contendo água parada distribuídos nos locais com maior proliferação de mosquitos. Esses recipientes estão banhados com larvicida piriproxifeno, um inseticida que inibe o desenvolvimento das características adultas do mosquito, como asas e órgãos reprodutivos. A estratégia visa atrair as fêmeas do mosquito, que ao se contaminarem com o larvicida, o levarão para outros criadouros de água parada, afetando o desenvolvimento dos ovos e larvas depositados.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Implementação em Salvador

Salvador foi escolhida para implementar essa estratégia devido à alta notificação de casos de dengue, zika e chikungunya nos últimos dois anos, além de ser uma capital. Lucrécia Lopes, subcoordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, confirmou a adesão da cidade ao programa. “Recebemos do Ministério da Saúde um convite para aderir a essa estratégia e já respondemos positivamente confirmando o nosso interesse. Agora, estamos aguardando o retorno do Ministério”, disse Lucrécia.

Critérios de Escolha e Impacto

Os critérios para a escolha das cidades contempladas incluem alta incidência de casos de dengue, chikungunya e zika. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), entre 31 de dezembro de 2023 e 8 de julho de 2024, a Bahia registrou 227.373 casos prováveis de dengue, com mais de 90 óbitos confirmados. Vitória da Conquista é o município com o maior número de mortes, totalizando 22 óbitos.

Objetivo da Nova Estratégia

O objetivo principal da utilização das EDLs é reduzir a população do Aedes aegypti e, consequentemente, diminuir a transmissão das arboviroses. A inovação no combate aos mosquitos vem como uma resposta aos altos índices de contaminação e mortalidade causados por essas doenças em Salvador e outras cidades brasileiras.

Próximos Passos

A implementação da técnica está em fase de preparação, aguardando apenas o retorno final do Ministério da Saúde. A expectativa é que essa estratégia inovadora ajude a controlar a disseminação do mosquito e a reduzir os casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, trazendo alívio para a população de Salvador.

Acompanhe as atualizações sobre a implementação das EDLs em Salvador e outras ações de combate à dengue no nosso portal.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares