Dreams
segunda-feira, 22 julho 2024
spot_imgspot_img

Aumento de 140% nos casos de Covid em São Paulo acende alerta para explosão pós-Carnaval

Especialistas preveem alta significativa em casos de Covid após o Carnaval, com São Paulo já registrando aumento de 140%.

Covid-19 em São Paulo: Alerta de explosão de casos após Carnaval

A cidade de São Paulo observou um aumento preocupante de 140% nos casos positivos de Covid-19 nas últimas duas semanas, segundo análise da plataforma SP Covid-19 Infotracker. Com o Carnaval batendo à porta, especialistas temem uma escalada ainda maior nos registros da doença.

Acompanhamento e Preocupações

A média móvel semanal de casos saltou de 168 no dia 21 de janeiro para 404 em 4 de fevereiro, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde. Comparado a 24 de dezembro de 2023, o aumento alcança impressionantes 344%.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Laboratórios e hospitais relatam alta na taxa de testes positivos, com a Abramed apontando um índice de confirmação de 26% em janeiro deste ano, o dobro do registrado no mesmo período de 2023.

Visão dos Especialistas

Wallace Casaca, coordenador da Infotracker, e Rosana Richtmann, infectologista do Instituto Emílio Ribas, concordam que, apesar de uma expectativa de pico de casos nas próximas semanas, os impactos devem ser atenuados pela vacinação. Renato Kfouri, vice-presidente da Sbim, destaca que as aglomerações do Carnaval tendem a intensificar a transmissão do vírus.

Recomendações e Protocolos

O Ministério da Saúde mantém as recomendações de isolamento, uso de máscaras e higienização sanitária como medidas cruciais, especialmente para grupos de risco. O último Boletim InfoGripe da Fiocruz evidencia o aumento nos casos de Srag associados à Covid-19 em diversas regiões, reforçando a importância da prevenção.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares