Dreams
quarta-feira, 12 junho 2024
spot_imgspot_img

ANS aprova reajuste em planos de saúde Individuais de até 6,91%

Entenda como o novo reajuste de até 6,91% nos planos de saúde individuais e familiares pode afetar seu orçamento.

Reajuste autorizado para planos de saúde individuais e familiares

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta terça-feira (4) um reajuste máximo de 6,91% nos planos de saúde individual e familiar. Esse aumento é aplicável de maio de 2024 até abril de 2025 e afeta quase 8 milhões de beneficiários.

Detalhes do reajuste e seu impacto

Este reajuste afeta somente os planos individuais e familiares, não incluindo os planos coletivos empresariais ou por adesão. De acordo com a ANS, o ajuste pode ser aplicado no mês de aniversário do contrato do usuário. Para os contratos que renovam em maio e junho, a aplicação do novo valor começará a partir de julho, com retroatividade.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Compreensão dos cálculos do reajuste

O reajuste de 6,91% é significativamente mais alto do que a inflação acumulada de 3,69% nos últimos 12 meses até abril, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A ANS justifica o reajuste com base não só na inflação, mas também nos custos crescentes dos serviços médicos e insumos, além da frequência de uso dos planos.

Reações e declarações

Alexandre Fioranelli, diretor de normas e habilitação dos produtos da ANS, destacou que o cálculo do reajuste segue uma metodologia que considera a variação das despesas médicas das operadoras e um índice de inflação, visando manter o equilíbrio financeiro do setor.

Contexto histórico dos reajustes

A ANS lembra que os reajustes anuais variam a cada ano. O ajuste anterior foi de até 9,63%, enquanto em 2022 o reajuste chegou a 15,5%, o maior desde 2000. Em contraste, em 2021 houve uma redução de -8,19% devido à diminuição no uso de serviços médicos durante a pandemia de Covid-19.

COMPARTILHE ESTE POST:

Marina Carvalho
Marina Carvalho
Jornalista dinâmica especializada em multimídia e narrativa digital, com 10 anos de carreira. Liderou projetos de jornalismo móvel, trazendo inovação e interatividade para a cobertura de notícias.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares