Marcinho Oliveira admite conversas para se filiar ao PRD após ser citado como representante do partido na Bahia
Durante evento em Brasília, deputado Marcinho Oliveira é citado como nome do PRD na Bahia e confirma diálogos com a legenda. Filiação pode ocorrer em 2026.
Deputado do União Brasil participou de evento em Brasília e foi mencionado pelo presidente nacional do PRD; mudança de legenda está em análise
O deputado estadual Marcinho Oliveira, atualmente filiado ao União Brasil, participou nesta quarta-feira (25) de um evento nacional em Brasília que oficializou a federação entre o PRD (Partido Renovação Democrática) e o Solidariedade. Durante o ato, o parlamentar foi citado como representante do PRD na Bahia pelo presidente nacional da legenda, Ovasco Resende.
Em conversa com a imprensa, Marcinho confirmou que existem diálogos em andamento com a direção nacional do PRD.
“Estamos dialogando sobre isso. Eu tenho uma boa relação com Ovasco e com o líder do PRD na Câmara, deputado Fred Costa (MG). O PRD quer crescer na Bahia no pleito de 2026, e há um projeto em andamento com esse objetivo. Mas uma mudança, ou não, só pode ser confirmada a partir da abertura da janela partidária, em março de 2026”, afirmou.
Federação com Solidariedade abre espaço para articulações políticas no estado
Ainda segundo Marcinho Oliveira, a federação com o Solidariedade traz novas possibilidades de articulação política na Bahia. Ele destacou que possui uma boa relação com o deputado estadual Luciano Araujo, presidente do Solidariedade no estado. Apesar disso, ele ponderou que a definição sobre o comando da federação ainda está em discussão nacional.
“Ainda não foi batido o martelo nem sobre quem será o presidente da federação nacionalmente. A questão dos estados só deve ser tratada depois dessa etapa. O importante é que tenho uma boa relação com Luciano Araujo e a ideia é trabalharmos juntos pelo crescimento dos dois partidos, caso eu ingresse no PRD”, declarou o deputado.
Evento contou com presença de lideranças baianas
Também participaram do evento em Brasília outras lideranças políticas da Bahia, como o próprio Luciano Araújo, o deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) e o ex-vereador de Salvador Adriano Meireles, ligado ao grupo político de Marcinho Oliveira.
A federação entre os dois partidos tem como foco fortalecer as bancadas estaduais e ampliar a presença eleitoral nas eleições de 2026. Caso se concretize a filiação de Marcinho Oliveira ao PRD, a legenda — que utiliza o número 25 e teve forte expressão na Bahia durante a era carlista — passará a contar com dois representantes na Assembleia Legislativa da Bahia: Marcinho Oliveira e Binho Galinha. Já o Solidariedade mantém atualmente dois parlamentares na Casa: Luciano Araujo e Pancadinha.
Atualmente, nenhum dos dois partidos possui representantes da Bahia no Congresso Nacional.