Lula alfineta Bolsonaro, Temer e Trump em Salvador: “Sou um homem da paz”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas aos ex-presidentes Jair Bolsonaro e Michel Temer, além de ironizar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizado nesta sexta-feira (23), em Salvador.
Diante de cerca de 3 mil camponeses de todo o país, Lula comparou os governos. “Tivemos oito anos de Temer e Bolsonaro. Vocês viram a diferença do nosso governo”, afirmou.
Críticas econômicas e defesa do atual governo
O presidente destacou indicadores econômicos para sustentar sua avaliação. “A última vez que o Brasil cresceu acima do PIB foi em 2010, quando eu ainda era presidente. O salário mínimo ficou sete anos sem reajuste acima da inflação”, disse, ao criticar as gestões anteriores.
Em tom de alerta eleitoral, Lula conclamou sua base: “Ou nós assumimos, ou eles assumem. É muito sério o que vai acontecer neste ano [de eleição]”.
Alfinetada internacional e discurso pela paz
Ao comentar o cenário internacional, Lula fez referência às políticas de Trump em relação à América Latina. “A carta da ONU está sendo rasgada. O presidente Trump está propondo criar uma nova ONU, em que ele sozinho é o dono”, ironizou. Em seguida, reforçou sua posição: “Eu sou um homem da paz”.
Presenças políticas
Lula chegou ao evento acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do senador Jaques Wagner, além de outras autoridades.
O discurso reforça a estratégia do presidente de mobilizar movimentos sociais e sua base política em um ano decisivo para o cenário eleitoral brasileiro.
