Dreams
segunda-feira, 22 julho 2024
spot_imgspot_img

Entenda por que Jair Bolsonaro pode ficar fora da disputa presidencial até 2034

Situação de Bolsonaro quanto às eleições se complica ainda mais. Entenda as razões por trás de uma possível exclusão do cenário eleitoral até 2034.

Jair Bolsonaro pode ficar fora da disputa presidencial até 2034

Situação legal de Bolsonaro

A situação de Jair Bolsonaro em relação às eleições se tornou ainda mais complicada. Inelegível até 2030, o político enfrenta a possibilidade de ficar fora das disputas presidenciais até 2034, de acordo com o novo Código Eleitoral.

Novo código eleitoral

O novo Código Eleitoral, que entra em pauta esta semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, consolida em 850 artigos toda a legislação sobre eleições. Aprovado pela Câmara em 2021, o Senado fez alterações e pretende aprová-lo ainda neste mês.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Punição por inelegibilidade

Segundo as novas regras, quem se torna inelegível, como é o caso de Bolsonaro, continuará a sê-lo por duas eleições. A contagem do tempo de punição passa a ser contada a partir de 1º de janeiro do ano seguinte à eleição.

Implicações para Bolsonaro

Jair Bolsonaro foi punido por delitos cometidos nas eleições de 2022. Com a mudança prevista na legislação, a contagem do tempo de sua condenação começaria em 1º de janeiro de 2023. Isso significa que sua pena se estenderia até 2031, impossibilitando sua participação em eleições até o início de 2034.

Longa travessia até as urnas

Atualmente no Partido Liberal, Bolsonaro enfrenta uma jornada árdua até um eventual retorno às urnas, sem qualquer perspectiva de retomada ao poder.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares