Dreams
quinta-feira, 25 julho 2024
spot_imgspot_img

Embaixador venezuelano busca diálogo com governo brasileiro após críticas de Lula

Embaixador da Venezuela propõe diálogo com governo Lula

Contexto das críticas brasileiras

Em um movimento para apaziguar as tensões diplomáticas, o embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vadell, solicitou um encontro com Celso Amorim, assessor especial de relações internacionais do presidente Lula. A iniciativa vem na esteira de críticas recentes do governo brasileiro à gestão de Nicolás Maduro, particularmente no que diz respeito à exclusão de candidaturas opositoras nas próximas eleições presidenciais venezuelanas.

O Impasse eleitoral na Venezuela

A controvérsia teve início com a proibição da candidatura de Corina Yoris à presidência venezuelana, uma indicação de María Corina Machado, figura de proa da oposição ao regime chavista. Essa ação contraria compromissos anteriormente assumidos por Maduro no Acordo de Barbados, que previa a realização de eleições livres e justas com a participação de todos os setores da sociedade venezuelana.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Resposta internacional

As declarações do presidente Lula, ao lado do presidente francês Emmanuel Macron, ressaltaram a gravidade da situação, evidenciando a preocupação internacional com o enrijecimento do regime venezuelano contra opositores políticos. Lula destacou a falta de fundamentos políticos e jurídicos para a exclusão de candidatos da corrida eleitoral.

Perspectivas para o diálogo

Embora o Itamaraty tenha adotado um tom crítico, reconhece-se a existência de espaço para o diálogo. A embaixadora brasileira em Caracas, Glivânia Maria de Oliveira, tem mantido comunicação com autoridades do governo Maduro, sinalizando a possibilidade de entendimento mútuo.

A reunião entre Vadell e Amorim, ainda sem data definida, será um passo importante na busca por uma resolução para a crise venezuelana, refletindo o papel do Brasil como um ator relevante na diplomacia regional.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares