quinta-feira, 19 setembro 2024
spot_imgspot_img

Bahia tem 476 candidatos quilombolas e 161 indígenas nas eleições de 2024

Com eleições municipais se aproximando, a Bahia apresenta 476 candidatos quilombolas e 161 indígenas concorrendo a cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Bahia tem 476 candidatos quilombolas e 161 indígenas nas eleições de 2024

No próximo dia 6 de outubro, a população baiana vai às urnas para escolher seus representantes para o Executivo e Legislativo municipais. Um levantamento feito pela reportagem do Portal Salvador FM mostra que, dentre os candidatos aos cargos eletivos de prefeito, vice-prefeito e vereador, há 476 postulantes quilombolas e 161 indígenas.

Do total de candidaturas indígenas, duas estão concorrendo ao posto de vice-prefeito e 159 disputam o cargo de vereador nas cidades baianas. Em 2020, foram 134 candidaturas de indígenas no estado. A plataforma disponibilizada pelo TSE não informa o quantitativo de candidatos quilombolas que foram às urnas há quatro anos.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Já entre as candidaturas quilombolas, 19 são postulantes ao posto de vice-prefeito. Do total, quatro concorrem ao cargo de prefeito. Em Licínio de Almeida, Ednaldo Carvalho (PSB) é candidato a prefeito com outro quilombola concorrendo na vice: Egner Ribeiro (Avante).

Outra chapa formada por quilombolas foi apresentada à Justiça Eleitoral em Maraú. Cida Félix (PSOL) disputa a prefeitura com a correligionária Raimunda do Minério na vice.

Em Santaluz, o médico e prefeito da cidade, Dr. Arismário (Avante), concorre à reeleição e também declarou ser quilombola.

Na cidade de Senhor do Bonfim, o candidato Rigoberto Batista disputa a prefeitura pelo PRTB.

Onde estão as candidaturas quilombolas e indígenas

Entre os municípios baianos com maior número de candidaturas quilombolas, está Senhor do Bonfim, com 21 pessoas concorrendo à Câmara da cidade. Salvador vem em segundo lugar com 14 postulantes ao Legislativo soteropolitano, seguido por Antônio Cardoso, com 11 candidatos. O ranking com todas as 164 cidades baianas que possuem candidaturas quilombolas está no fim desta matéria e pode ser melhor visualizado em desktop ou notebook.

Quando o assunto é candidaturas indígenas, Santa Cruz Cabrália lidera a lista com 18 candidatos a vereador. Porto Seguro vem na sequência com 14 postulantes. Prado tem 12 candidatos ao Legislativo municipal, acompanhado de Ilhéus com 11.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares