segunda-feira, 14 julho 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Polícia Federal combate mineração ilegal de ouro em Santaluz com nova operação

Operação Despesca II mira extração ilegal com uso de cianeto no povoado de Serra Branca, no norte da Bahia. Seis mandados foram cumpridos.

PF deflagra nova fase de operação contra mineração ilegal de ouro em Santaluz

Polícia Federal deflagra operação contra extração ilegal de ouro em Santaluz, norte da Bahia. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em nova fase da investigação.

Seis mandados de busca foram cumpridos em imóveis ligados aos investigados; atividade criminosa usava técnica com cianeto para extrair ouro

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (1º), a Operação Despesca II, com foco em desarticular um esquema de mineração ilegal de ouro no município de Santaluz, no norte da Bahia. A ação é um desdobramento da Operação Insistência, realizada em dezembro de 2023, e envolve o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

De acordo com a PF, cerca de 30 policiais federais atuam na operação, que ocorre em imóveis residenciais, empresas ligadas aos investigados e em uma propriedade rural onde foi instalada uma nova planta para a extração de ouro a partir de rejeitos minerais.

Extração com uso de cianeto e tentativa de dissimular atividade criminosa

A investigação aponta que os suspeitos retomaram a prática ilegal de garimpo, utilizando o processo de lixiviação — técnica que emprega substâncias químicas, como o cianeto, para separar o ouro de outros minerais. As piscinas de cianetação foram transferidas para uma nova área rural com o objetivo de dissimular a continuidade do crime e dificultar a fiscalização ambiental.

O foco principal das atividades ilícitas continua sendo o povoado de Serra Branca, zona rural de Santaluz, onde já haviam sido encontrados garimpos ilegais durante a operação anterior.

Crimes investigados pela Polícia Federal

Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos seguintes crimes:

  • Usurpação de bens da União
  • Associação criminosa
  • Posse de artefato explosivo
  • Extração ilegal de recursos minerais
  • Uso e armazenamento irregular de substância tóxica, perigosa ou nociva ao meio ambiente

A Operação Despesca II reforça o trabalho contínuo da Polícia Federal no combate à mineração clandestina e seus impactos socioambientais. As investigações continuam em andamento para identificar outros envolvidos e possíveis ramificações do esquema.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares