Salvador inicia testes com ônibus articulado elétrico para mais de 150 passageiros no BRT
Nesta quinta-feira (26), foram iniciados os testes com um ônibus articulado elétrico de 23 metros em Salvador, com capacidade para transportar mais de 150 passageiros. O objetivo é avaliar a eficiência e viabilidade do veículo no transporte coletivo da cidade.
As primeiras viagens do novo modelo aconteceram na linha B1 do BRT Salvador, que liga a Rodoviária à Pituba, e foram conduzidas por uma motorista mulher, parte do projeto Mulheres no Volante. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), a SPMJ (Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude) e a Integra, associação das empresas de transporte de Salvador.
Financiamento e melhorias na frota
A Prefeitura de Salvador está em fase de negociação com o Banco Mundial para garantir um financiamento de US$ 94 milhões, o que permitirá a compra de cerca de 100 ônibus elétricos para reforçar a frota do transporte coletivo da capital baiana.
Os testes com o novo ônibus fazem parte da preparação para a aquisição dos veículos, e a Semob continua testando diferentes modelos para assegurar a escolha mais adequada ao sistema de transporte local.
Avaliação dos usuários
O novo ônibus, que está em operação de forma expressa até a Estação Pituba, está sendo avaliado não apenas por sua viabilidade técnica, mas também pela opinião dos passageiros. Para isso, a Prefeitura disponibilizou folders com um QR Code em todas as estações do BRT Salvador, permitindo que os usuários preencham uma pesquisa de satisfação e compartilhem suas impressões sobre o novo modelo de transporte.