Sistema de reconhecimento facial da SSP-BA registra 18 prisões durante o São João e bate recorde de 2024
Sistema de reconhecimento facial da SSP-BA realiza 18 prisões durante o São João 2025, superando número de 2024. Foragidos foram capturados em 8 cidades baianas.
Foragidos foram capturados em Salvador e outras sete cidades com apoio de câmeras inteligentes
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) bateu recorde ao alcançar 18 prisões durante os festejos do São João 2025, superando a marca de 15 capturas registrada no mesmo período em 2024. A 18ª prisão foi confirmada na madrugada desta terça-feira (24).
Capturas em múltiplas cidades e crimes diversos
Segundo a SSP, cinco prisões ocorreram nesta segunda-feira (23) nas cidades de Cruz das Almas, Camaçari e no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador. Entre os detidos, estavam um homicida e indivíduos com mandados em aberto por pensão alimentícia.
Desde a quarta-feira (18), o sistema contribuiu com a identificação e prisão de foragidos em oito cidades baianas:
- Salvador
- Irecê
- Barreiras
- Porto Seguro
- Vitória da Conquista
- Euclides da Cunha
- Serrinha
- Cruz das Almas
As ordens judiciais incluíam crimes como homicídio, estelionato, formação de quadrilha e dívida de pensão alimentícia. As abordagens foram realizadas por patrulhas da Polícia Militar, que encaminharam os suspeitos para as Delegacias Especiais de Área (DEAs), onde a Polícia Civil cumpriu os mandados.
Sistema também monitora público nos festejos juninos
Além da identificação de criminosos, a tecnologia de reconhecimento facial também atua na contagem de público. Na véspera do São João, cerca de 236 mil pessoas participaram das festas em Salvador, segundo o sistema.
A distribuição por local foi a seguinte:
- Centro Histórico (Pelourinho): 148 mil pessoas
- Parque de Exposições: 57 mil pessoas
- Paripe: 31 mil pessoas
O resultado confirma o sucesso da operação integrada da SSP e a eficiência da tecnologia como aliada da segurança pública durante os maiores eventos do calendário baiano.