Dreams
domingo, 21 julho 2024
spot_imgspot_img

“Oppenheimer” Brilha no Oscar e vence como melhor Filme

"Oppenheimer" lidera o Oscar com sete prêmios, incluindo Melhor Filme, enquanto "Barbie" e “Assassinos da Lua das Flores” ficam à margem.

“Oppenheimer” de Christopher Nolan conquista o Oscar

Na 96ª edição do Oscar, “Oppenheimer” confirmou as expectativas ao se destacar na premiação, arrebatando sete troféus, inclusive o cobiçado Melhor Filme. O longa se sobressaiu entre 13 indicações, marcando a noite com uma significativa conquista para Christopher Nolan.

“Pobre Criaturas” segue com quatro estatuetas

O filme “Pobre Criaturas”, de Yorgos Lanthimos, também teve uma noite de sucesso, levando quatro Oscars, incluindo categorias técnicas, demonstrando a força do cinema contemporâneo em abordar temas complexos com uma estética inovadora.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Grandes expectativas e surpresas da noite

Enquanto “Barbie” conquistou o prêmio de Melhor Canção Original, “Assassinos da Lua das Flores” não conseguiu transformar suas 11 nomeações em vitórias, deixando o Oscar sem nenhum prêmio, apesar da forte presença na temporada de premiações.

Desempenho Notável de Atores e Atrizes

O talento de Robert Downey Jr. foi reconhecido com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, enquanto Cillian Murphy e Emma Stone brilharam nas categorias de melhor ator e atriz, respectivamente, por suas performances em “Oppenheimer” e “Pobre Criaturas”.

Memoráveis Momentos e Homenagens

A cerimônia foi pontuada por momentos emocionantes, incluindo a homenagem aos artistas falecidos, destacando figuras como Matthew Perry e Tina Turner, e a celebração do documentário “20 Dias em Mariupol”, focando na persistente crise na Ucrânia.

Atenção aos efeitos visuais e documentários

“Godzilla Minus One” fez história ao ganhar o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, marcando um momento inédito para a franquia. “20 Dias em Mariupol” reiterou a importância do documentário como uma ferramenta crítica para retratar conflitos globais.

Confira os vencedores do Oscar 2024:

Melhor Filme

Seguindo a tendência de premiações anteriores, Oppenheimer foi o vencedor da noite, superando Anatomia de uma Queda, Assassinos da Lua das Flores, Barbie, Ficção Americana, Maestro, Os Rejeitados, Pobres Criaturas, Vidas Passadas e Zona de Interesse.

Melhor Ator

Favorito da noite, Cillian Murphy levou para casa a estatueta, por Oppenheimer. Também estavam na disputa Bradley Cooper, por Maestro, Colman Domingo, por Rustin, Paul Giamatti, por Os Rejeitados e Jeffrey Wright, por Ficção Americana.

Melhor Atriz

A estatueta foi de Emma Stone, por Pobres Criaturas. Concorreram também Annette Bening, por NYAD, Carey Mulligan, por Maestro, Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores e Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda.

Melhor Direção

A estatueta ficou com Christopher Nolan, por Oppenheimer. Competiram Jonathan Glazer, por Zona de Interesse, Justine Triet, por Anatomia de uma Queda, Martin Scorsese, por Assassinos da Lua das Flores e Yorgos Lanthimos, por Pobres Criaturas.

Melhor Ator Coadjuvante

Robert Downey Jr, por Oppenheimer. Perderam a estatueta Ryan Gosling (Barbie), Mark Ruffalo (Pobres Criaturas) e Robert De Niro (Assassinos da Lua das Flores).

Oppenheimer,Oscar,vencedores
Robert Downey Jr levou a estatueta por Oppenheimer | Foto: Getty Images via AFP

Melhor Atriz Coadjuvante

Da’Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados. Superando Emily Blunt (Oppenheimer), Jodie Foster (NYAD), America Ferrera (Barbie) e Danielle Brooks (A Cor Púrpura).

Melhor Filme Internacional

Prêmio de Zona de Interesse (Reino Unido). Venceu A Sala dos Professores (Alemanha), A Sociedade da Neve (Espanha), Eu, Capitão (Itália) e Dias Perfeitos (Japão).

Melhor Curta de Animação

War is Over! (inspirado pela música de John e Yoko). Competiu contraLetter to a Pig, Ninety-Five Senses, Our Uniform e Pachyderme.

Melhor Animação

O vencedor foi O Menino e a Garça, deixando para trás Elementos, Meu Amigo Robô, Nimona e Homem-Aranha: Através do Aranhaverso.

Melhor Roteiro Original

Justine Triet & Arthur Harari, por Anatomia de uma Queda. SuperouBradley Cooper & Josh Singer (Maestro), Celine Song (Vidas Passadas), David Hemingson (Os Rejeitados) e Sammy Burch (Segredos de um Escândalo).

Melhor Roteiro Adaptado

Cord Jefferson, por Ficção Americana. Ganhou de Christopher Nolan (Oppenheimer), Jonathan Glazer (Zona de Interesse), Tony McNamara (Pobres Criaturas) e Greta Gerwig & Noah Baumbach (Barbie).

Melhor Maquiagem e Cabelo

Venceu Pobres Criaturas, contra A Sociedade da Neve, Maestro, Oppenheimer e Golda.

Melhor direção de arte

Venceu Pobres Criaturas, superandoBarbie, Assassinos da Lua das Flores, Oppenheimer e Napoleão.

Melhor figurino

Prêmio para Holly Waddington, de Pobres criaturas. Deixou para trásBarbie, Assassinos da Lua das Flores, Napoleão e Oppenheimer.

Melhores Efeitos Visuais

Com um orçamento e equipe reduzidos, venceu Godzilla Minus One, um marco para a franquia do kaiju japonês, indicada pela primeira vez ao Oscar. Ganhou de Missão: Impossível — Acerto de Contas Parte 1, Napoleão, Resistência e Guardiões da Galáxia Vol. 3.

Melhor Montagem

Prêmio para Oppenheimer, superando Anatomia de uma Queda, Os Rejeitados, Assassino da Lua das Flores e Pobres Criaturas.

Melhor Documentário de Curta-Metragem

The Last Repair Shop (A última loja de consertos), contra The ABCs of Book Banning, The Barber of Little Rock, Island in Between e Nai Nai & Wai Po

Melhor Documentário

Ganhou 20 Dias em Mariupol, sobre a guerra da Ucrânia e Rússia, representando o primeiro Oscar da Ucrãnia. Perderam a estatueta A Memória Infinita, As 4 Filhas de Olfa, Bobi Wine: O Presidente do Povo e To Kill a Tiger.

Melhor Fotografia

Prêmio para Oppenheimer. Perderam Pobres Criaturas, Maestro, Assassinos da Lua das Flores e O Conde.

Melhor Som

Venceu Zona de Interesse. Perderam Maestro, Missão: Impossível — Acerto de Contas Parte 1, Oppenheimer e Resistência.

Melhor Curta-Metragem

O vencedor foi A Incrível História de Henry Sugar. Ganhou de The After, Invincible, Knight of Fortune e Red, White & Blue.

Melhor Trilha Sonora

Venceu Oppenheimer. Perderam Assassinos da Lua das Flores, Ficção Americana, Indiana Jones e a Relíquia do Destino e Pobres Criaturas.

Melhor Canção Original

What Was I Made For?, de Barbie, foi a vencedora, superando I’m Just Ken, de Barbie, It Never Went Away, de American Symphony, The Fire Inside e Flamin’ Hot e Wahzhazhe (A Song for My People), de Assassinos da Lua das Flores.

Oppenheimer,Oscar,vencedores
Christopher Nolan (no centro) levou estatueta de Melhor Direção por Oppenheimer | Foto: AFP

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares