Dreams
sábado, 13 julho 2024
spot_imgspot_img

São João no Pelourinho encerra com sucesso para baianos, turistas e comerciantes

O São João no Pelourinho termina com balanço positivo, atraindo 150 mil pessoas ao Centro Histórico de Salvador. Confira os destaques do evento que encantou baianos, turistas e comerciantes.

São João no Pelô chega ao seu último dia com balanço positivo para baianos, turistas e comerciantes locais

O Pelourinho tem recebido baianos e turistas com uma programação especial desde a última sexta-feira (21). Com o tema “São João da Bahia: O Maior do Mundo é Nosso”, o Largo do Pelourinho, os largos Quincas Berro D’Água e Pedro Archanjo, as praças Tereza Batista e Terreiro de Jesus, além da Sala de Reboco, ofereceram atrações gratuitas e para toda a família. Nos quatro dias de festa, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou um fluxo de cerca de 150 mil pessoas no Centro Histórico.

Experiência dos visitantes

A pequena Esther da Silva, 10 anos, esteve no Centro Histórico pela segunda vez e contou o que achou da festa: “O Pelourinho está muito animado, muito divertido. Dá para dançar, tem espaço para criança, eu amei! O que mais gostei foram os trios! Muito animados! A Bahia e Salvador são os melhores estado e cidade. Eu me senti segura, vi muitas viaturas e policiais. Pena que acaba hoje”, compartilhou a garota.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Além de ser um cartão postal de Salvador, o Pelourinho se consagra como grande centro cultural e histórico. Para os turistas que compareceram à festa, o São João da capital não podia ser melhor em outro lugar: “aqui é patrimônio do mundo. Quando pensamos em Salvador, vem logo essa imagem na nossa cabeça. Todo mundo envolvido nessa festa está de parabéns”, comentou o turista Ricardo Gonçalves, que veio com a família inteira do Rio de Janeiro.

Segurança

A realização do São João do Pelourinho tem o apoio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur). Garantindo a segurança e o conforto, a festa contou nesses quatro dias com as estratégias de diversas secretarias e órgãos estaduais. Somente na capital, um efetivo de 7.552 servidores, sendo 5.932 PMs, foi responsável pelo monitoramento. A tecnologia também marcou presença através das câmeras empregadas na operação, incluindo aquelas com capacidade para reconhecimento facial.

Renda

Os festejos juninos também são oportunidades de renda extra para muitos comerciantes e ambulantes, como conta a vendedora de pipocas, Neli Silva: “nós esperamos o São João para ganhar um dinheiro a mais. Esse ano mesmo, vou comprar uma geladeira ou um fogão novo”. Sem contar que o lugar oferece diversão para todo mundo que está na festa: “aqui no Pelourinho é assim: mesmo vendendo, eu consigo me divertir. A festa está muito bonita, muitas atrações e hoje eu estou esperando Roberta Miranda, viu?!”, contou ela sobre uma das atrações mais esperadas nesta última noite de programação no palco do Largo do Pelourinho.

E como toda festa junina, não faltaram opções de comidas típicas e sabores variados para o público: “aqui no meu carrinho o povo pode encontrar queijo coalho, queijo com goiabada, queijo com orégano e melaço. O melhor sabor é o queijo da Cris!”, anunciou a vendedora ambulante, Neli Silva. Além disso, ela também é do time dos que trabalham, mas garantem momentos de diversão. “Cliente chegou, eu paro. Atendi o cliente, eu danço. Foi muito bom, ganhei um dinheirinho extra. Mas deu pra me divertir também. Muito seguro, a gente consegue curtir, sem se preocupar com roubo, violência”, completou ela.

Saúde

A unidade de saúde montada na Praça da Sé registrou oito atendimentos médicos para aferição de pressão arterial, por embriaguez alcoólica ou mal-estar, dentre outras situações. Não houve nenhum registro de agressão física.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares