Antecipação do abono anual para aposentados e pensionistas na Bahia
O governo federal confirmou a antecipação do pagamento do abono anual, conhecido popularmente como ’13º do INSS’, para aposentados e pensionistas na Bahia. Esta medida, já publicada no Diário Oficial da União através do decreto nº 11.947/2024, beneficia diretamente 2,29 milhões de pessoas no estado, marcando a segunda vez que a gestão atual promove a antecipação do benefício.
Investimento de R$ 1,97 bilhões na economia baiana
Para realizar o pagamento antecipado das duas parcelas do ’13º do INSS’ nos meses de abril e maio, o investimento previsto para os beneficiários baianos é de R$ 1,97 bilhões. Esta iniciativa não apenas oferece suporte financeiro antecipado para aposentados e pensionistas mas também é esperada para impulsionar a economia local em todo o estado da Bahia.
Beneficiários do abono anual
O abono será concedido aos segurados e dependentes da Previdência Social na Bahia que, durante o ano de 2024, tenham recebido:
- Aposentadoria;
- Auxílio por incapacidade temporária;
- Auxílio-acidente;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão.
Calendário de Pagamentos e Impacto Econômico
Normalmente programado para o segundo semestre, o pagamento do ’13º do INSS’ é antecipado para abril e maio, seguindo o calendário habitual de pagamentos do INSS. A antecipação do ano passado já havia demonstrado um impacto positivo nos índices econômicos do país, promovendo uma injeção significativa de recursos no mercado local e beneficiando municípios de todas as 27 Unidades da Federação.
Esforços para Melhoria do Serviço
Paralelamente à antecipação do ’13º’, o INSS na Bahia realiza um mutirão de perícia médica em 16 unidades, visando a agilizar o atendimento e garantir que os segurados recebam seus benefícios de forma eficiente.
Expectativa dos Beneficiários
Com a antecipação do ’13º do INSS’, aposentados e pensionistas na Bahia podem planejar melhor seus gastos e investimentos no início do ano, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida. Além disso, espera-se que essa medida continue a contribuir positivamente para a economia local, beneficiando diversos setores.