sexta-feira, 30 janeiro 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Luís Eduardo Magalhães é a 2ª cidade mais segura da Bahia, aponta ranking nacional

Município do Extremo Oeste baiano se destaca em levantamento nacional da plataforma MySide e reforça políticas de segurança integradas.

Ranking aponta Luís Eduardo Magalhães como 2ª cidade mais segura da Bahia

Município do Extremo Oeste se destaca no Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025

O município de Luís Eduardo Magalhães, localizado no Extremo Oeste da Bahia, foi classificado como a segunda cidade mais segura do estado para se viver. O dado é do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, divulgado neste mês pela plataforma MySide.

O levantamento analisou municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, com base em indicadores de criminalidade e segurança pública.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Na Bahia, o ranking é liderado por Vitória da Conquista, seguida por Luís Eduardo Magalhães, Itabuna, Alagoinhas e Barreiras. Já Porto Seguro aparece em décimo lugar, com uma taxa superior a 60 homicídios por 100 mil habitantes.


🔐 Segurança e gestão integrada

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, João Paulo, o bom desempenho do município é reflexo direto da gestão integrada entre a Prefeitura e as forças policiais.

“Acredito que essa conquista é fruto da forma com que o prefeito trata a segurança pública no município. Ele tem a consciência de que a tarefa policial é técnica e nos dá carta branca para combater o crime em suas diversas frentes, seja na proteção à população ou nos crimes de trânsito”, afirmou.

O secretário ressaltou ainda que as ações de prevenção, fiscalização e inteligência têm sido determinantes para a redução de índices de violência na região.


🏙️ Compromisso com a segurança cidadã

O prefeito Junior Marabá (PP) comemorou o resultado e destacou o investimento da gestão em políticas públicas voltadas à prevenção da violência e à valorização da segurança cidadã.

“É um orgulho estar com mais este destaque, principalmente em um tema tão sensível como a segurança pública. É um indicativo de que estamos no caminho certo”, declarou o gestor.

Segundo Marabá, o município tem reforçado a iluminação pública, ampliado o número de câmeras de monitoramento urbano e fortalecido a Guarda Civil Municipal, com treinamentos e aquisição de novos equipamentos.


📊 Metodologia do ranking

O Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil utiliza como principal indicador a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, com base em dados do IBGE e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

O estudo também leva em consideração outros fatores, como:

  • Ocorrências de crimes violentos letais intencionais (CVLI);

  • Estrutura das forças de segurança;

  • Políticas públicas municipais de prevenção;

  • Participação comunitária e integração institucional.


Resumo rápido:

  • Ranking: Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025 (MySide)

  • Posição de Luís Eduardo Magalhães: 2ª mais segura da Bahia

  • Critério principal: Taxa de homicídios por 100 mil habitantes

  • Liderança estadual: Vitória da Conquista

  • Prefeito: Junior Marabá (PP)

  • Destaque: Gestão integrada e políticas de prevenção à violência

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares