Prefeito Marcelo Belitardo nomeia esposa para Secretaria de Cultura e Turismo
Prefeito de Teixeira de Freitas cria Secretaria de Turismo e nomeia a esposa Penélope Bellitardo, enfraquecendo David Loyola.
Criação da nova secretaria muda cenário político local
A Prefeitura de Teixeira de Freitas anunciou nesta semana a criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A medida alterou o equilíbrio político da gestão e gerou repercussão no cenário estadual. Isso porque o prefeito Marcelo Belitardo (União) esvaziou a pasta comandada por David Loyola (PSB), irmão do secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola (PT).
Loyola perde espaço na administração municipal
David Loyola, presidente do PSB no município, havia sido nomeado em fevereiro para chefiar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Com a nova mudança, a pasta passa a cuidar apenas da área econômica, reduzindo sua influência.
Primeira-dama assume Cultura e Turismo
Para liderar a nova secretaria, o prefeito nomeou sua esposa, Penélope Bellitardo. Ela já ocupava o cargo de secretária de Cultura e, agora, amplia sua atuação com o comando também do Turismo. A expectativa é que Penélope permaneça no cargo por, no máximo, sete meses, já que pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e precisará se desincompatibilizar até abril do próximo ano.
Adversários políticos afirmam que a primeira-dama estaria apenas “veraneando” no posto, reforçando o caráter temporário da nomeação.
Histórico político de Marcelo Belitardo
Em 2022, Marcelo Belitardo apoiou a candidatura de ACM Neto (União) ao governo da Bahia. Em 2024, Neto também esteve presente em seu palanque de reeleição. No entanto, após vencer as eleições, o prefeito migrou para a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e nomeou o irmão de Adolpho Loyola em sua gestão.
Atualmente, o gestor já definiu que vai deixar o União Brasil e não descarta retornar ao PT, partido ao qual foi filiado anteriormente.
