Estado e Ministério da Justiça firmam acordo para prevenir criminalidade juvenil
Governo da Bahia e Ministério da Justiça assinam acordo para implementação do PRONASCI Juventude, programa de prevenção da criminalidade entre jovens de 15 a 24 anos em áreas vulneráveis.
Assinatura marca chegada do PRONASCI Juventude à Bahia
O Governo da Bahia e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) assinam, neste sábado (30), um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do PRONASCI Juventude no estado.
A cerimônia acontece na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e integra a programação do evento PRONASCI Juventude Salvador – Aula Inaugural.
O objetivo do programa é prevenir a criminalidade e a letalidade entre jovens de 15 a 24 anos, com foco em territórios considerados vulneráveis.
Coletiva de imprensa
Antes da assinatura do acordo, a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Marta Machado (Senad/MJSP), e o secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, concedem entrevista coletiva para detalhar os planos da iniciativa no estado.
O que é o PRONASCI?
O PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania) foi criado em 2007 pelo Governo Federal e relançado em 2023 na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O programa busca articular ações de segurança pública com políticas sociais, indo além da repressão policial e apostando em medidas que incluam:
Redução das desigualdades sociais em territórios vulneráveis;
Formação e oportunidades de trabalho para jovens em situação de risco;
Incentivo ao esporte e à cultura;
Políticas de prevenção às drogas;
Fortalecimento das comunidades;
Modernização da segurança pública.
PRONASCI Juventude
Uma das vertentes do programa, o PRONASCI Juventude, é voltado especificamente para jovens entre 15 e 24 anos em regiões mais vulneráveis.
A proposta é oferecer alternativas de inclusão social e econômica, reduzindo a violência e criando oportunidades que afastem a juventude do ciclo de criminalidade.
