Turista chinês é preso acusado de garimpo ilegal no Oeste baiano
PM prende turista chinês por garimpo ilegal no Oeste da Bahia e apreende 60 toneladas de quartzo e explosivos de uso restrito.
Ação da PM em Oliveira dos Brejinhos
Um turista chinês foi preso nesta segunda-feira (25) em Oliveira dos Brejinhos, no Oeste da Bahia, acusado de realizar garimpo ilegal. A operação da Polícia Militar resultou na apreensão de aproximadamente 60 toneladas de quartzo, além de explosivos de uso restrito.
Material apreendido
Segundo informações do *G1*, os policiais encontraram 45 toneladas de quartzo armazenadas em um galpão e outras 15 toneladas em uma caçamba. Também foram localizados explosivos que, por lei, têm controle do Exército Brasileiro.
Falta de licença ambiental
O estrangeiro, identificado como Li de Hua, não possuía licença ambiental para realizar a extração de minérios na região. A operação foi deflagrada após uma denúncia anônima que levou os policiais até o local onde o material estava sendo explorado.
Prisão e encaminhamentos
O turista chinês e todo o material apreendido foram encaminhados à delegacia de Oliveira dos Brejinhos. A Polícia informou ainda que as operações do garimpo ilegal foram suspensas imediatamente.
Impacto da operação
A apreensão reforça a atuação das forças de segurança contra o garimpo ilegal na Bahia, prática que além de ser crime, causa danos ambientais e riscos à segurança devido ao uso irregular de explosivos.
