Alterações nas regras da Copa do Brasil: Empates resolverão em pênaltis
Mudança afeta dinâmica das duas primeiras fases do torneio
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira, 6 de janeiro, uma importante alteração nas regras para as duas primeiras fases da Copa do Brasil. A partir da edição deste ano, os empates nas partidas dessas fases não mais favorecerão a equipe visitante. Em vez disso, as disputas serão decididas através de cobranças de pênaltis.
Impacto da nova regra
A mudança elimina a vantagem anteriormente concedida à equipe visitante, que se classificava em caso de empate. Esse ajuste regulamentar é relevante pois pode alterar as estratégias dos times, especialmente para equipes como Vitória, Barcelona de Ilhéus e Jequié, que estão no começo da competição.
Detalhes do novo sistema de disputa
Com esta alteração, 80 clubes que participam da primeira fase enfrentarão o novo desafio. A estrutura de cruzamentos será mantida, com equipes dos potes A enfrentando as do E, B contra F, e assim por diante.
Times baianos na competição
Vitória, Barcelona de Ilhéus, e Jequié, representantes da Bahia, terão que ajustar suas táticas para essa nova realidade. O Vitória, especificamente, está no Pote B e enfrentará uma equipe do Pote F. Já as equipes de Barcelona de Ilhéus e Jequié, ambas no Pote H, confrontarão times do Pote D.
O Bahia na Copa do Brasil
O Bahia, que tem entrada direta na terceira fase devido à sua classificação para a Libertadores via Campeonato Brasileiro, observará as mudanças de perto, preparando-se para a dinâmica alterada do torneio.