Bia Figueiredo se torna a primeira mulher campeã da Copa Truck
A piloto paulista Bia Figueiredo, de 39 anos, entrou para a história ao conquistar o título da classe Super Truck Elite na Copa Truck 2024. Representando a equipe ASG Motorsport, oficial da Mercedes-Benz, Bia garantiu o título por antecipação na penúltima etapa do campeonato, realizada no último domingo, 17, no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG).
Com cinco pole positions e sete vitórias em oito etapas, a piloto consolidou sua liderança e se tornou a primeira mulher a vencer na principal competição nacional de caminhões.
Gratidão e celebração
“Meu sentimento é de total gratidão a todos os que participaram da minha jornada até chegar a esse título no meu 30º ano de carreira”, declarou Bia. A piloto também destacou a importância das mulheres na equipe, como a engenheira Rachel Loh, a mecânica Paula Mascari, e a preparadora física Bia Martins.
Reconhecimento às pioneiras
Bia fez questão de homenagear Débora Rodrigues, a primeira mulher a competir na categoria de caminhões. “Débora iniciou essa história e abriu portas para que, hoje, pudéssemos comemorar o primeiro título feminino na Copa Truck. Se ela tivesse a mesma escola de automobilismo que eu tive, já teria vencido muito nos caminhões.”
Uma trajetória de sucesso
Com 30 anos de carreira, Bia começou no kart e se destacou como a única brasileira a competir na Fórmula Indy, uma das categorias mais prestigiadas do automobilismo mundial. Em 2023, aceitou o convite da ASG Motorsport para pilotar um caminhão Mercedes-Benz #111, com 4,5 toneladas e 1000 cv de potência. Já em sua estreia, conquistou um terceiro lugar na categoria e, em 2024, dominou completamente o campeonato.
Parcerias que impulsionam
Bia atribuiu seu sucesso aos parceiros e patrocinadores que apoiaram sua trajetória: “Não posso deixar de agradecer à Mercedes-Benz, à ASG Motorsport e aos meus patrocinadores, Addiante, Motorista PX, LNG, Sem Parar, Alma Viva, e muitos outros. Cada integrante da equipe foi essencial para essa conquista.”
Movimento A Voz Delas
Além das pistas, Bia é engajada no empoderamento feminino por meio do projeto “A Voz Delas”, da Mercedes-Benz, que incentiva a inclusão das mulheres no setor de transporte. “Participar desse movimento é gratificante e complementa meu trabalho na Comissão Feminina da CBA. Foi uma das razões que me motivaram a competir de caminhão.”