segunda-feira, 14 julho 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vacina contra dengue do Butantan deve estar disponível no Brasil no início de 2026, diz ministro

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirma que vacina do Instituto Butantan estará pronta para distribuição nacional em 2026; aprovação da Anvisa ainda está em andamento.

Vacina contra dengue do Butantan deve chegar à população no início de 2026

Alexandre Padilha anuncia que a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Butantan deve estar disponível no Brasil a partir de 2026. Imunizante aguarda aprovação final da Anvisa.

Ministro Alexandre Padilha afirma que imunizante está em fase final de avaliação pela Anvisa

A tão aguardada vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan deve começar a ser distribuída em todo o Brasil no começo de 2026, segundo anunciou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em coletiva concedida nesta quinta-feira (25).

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Vacina aguarda resposta da Anvisa

De acordo com Padilha, o imunizante está passando por etapas de análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que solicitou informações adicionais ao instituto.

“A vacina está em fase de avaliação. A Anvisa solicita e questiona alguns dados, e o Instituto Butantan está respondendo a essas solicitações. A nossa expectativa é concluir toda essa avaliação para que a vacina esteja disponível no começo do ano que vem”, explicou o ministro.

A expectativa do Ministério da Saúde é de que, após a aprovação regulatória, a vacina entre no calendário nacional de imunização e seja incorporada aos esforços de combate à dengue em todo o país.

Casos de dengue recuam, mas São Paulo preocupa

Padilha também destacou que, em comparação com o mesmo período de 2024, houve uma redução superior a 70% no número de casos de dengue no Brasil e queda de mais de 80% nos óbitos registrados.
Apesar do cenário positivo em boa parte do território nacional, o estado de São Paulo apresenta um quadro preocupante, com aumento na circulação do vírus e concentração relevante de casos e mortes no país.

Butantan lidera desenvolvimento nacional de vacina contra dengue

O Instituto Butantan, referência na produção de vacinas no Brasil, vem conduzindo o desenvolvimento da vacina contra a dengue com tecnologia própria e testes clínicos avançados. A iniciativa é vista como estratégica para reduzir a dependência de imunizantes importados e ampliar o acesso da população à proteção contra a doença, especialmente em regiões com maior incidência.

A previsão para o início da aplicação em 2026 marca um passo importante no enfrentamento da dengue, que historicamente sobrecarrega os sistemas de saúde durante surtos e epidemias sazonais.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares