Dreams
domingo, 14 julho 2024
spot_imgspot_img

Com enorme fila, vagas para feira de consultas e exames gratuitos para mulheres esgota em Salvador

Milhares de mulheres enfrentam longas filas na Arena Fonte Nova em busca de atendimento gratuito durante a feira "Março de Todas as Mulheres". Vagas para consultas e exames se encerraram, deixando muitas sem acesso aos serviços.

A ação “Março de Todas as Mulheres”, que oferece atendimentos gratuitos, incluindo consultas, exames e procedimentos, para crianças, adolescentes, adultas e idosas, ocorrerá entre esta sexta-feira (8) e domingo (10), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Na manhã desta sexta-feira, uma enorme fila se formou nas proximidades da feira, no bairro de Nazaré. Uma mulher presente saiu da Ilha de Itaparica, acompanhada de suas três netas e filhas. Outros indivíduos saíram de suas residências ainda durante a madrugada para garantir um lugar na fila.

“Nós chegamos aqui às 4h. Eu vim da Ilha, porque moro lá e minhas filhas aqui, na Liberdade”, disse uma das pacientes.

O atendimento para a feira foi realizado exclusivamente por agendamento online, por meio do site da Feira da Mulher. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou que não há previsão de abertura para novas vagas.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Com horário de funcionamento das 7h às 17h, a feira celebra o Dia Internacional da Mulher e oferece serviços de cidadania, além de atividades culturais, de lazer e bem-estar.

Para ter acesso aos serviços, além de ter realizado o agendamento, é necessário apresentar RG, cartão do SUS e solicitação médica, especialmente para exames de imagem e laboratoriais.

O evento conta com os seguintes serviços:

  • Mamografia;
  • Preventivo;
  • Consultas com ginecologista e mastologista;
  • Consulta para agendamento de cirurgias eletivas (hernia inguinal, epigástrica e umbilical, histerectomia e vesícula);
  • Ultrassonografia (mama, transvaginal, abdômen total, tireoide, vias urinárias e partes moles), eletrocardiograma, raio-x, consultas e exames oftalmológicos, rastreamento para cirurgia de catarata para idosos acima de 60 anos e capsulotomia por yag laser);
  • Procedimentos odontológicos;
  • Consulta de nutrição;
  • Exames laboratoriais;
  • Imunização;
  • Testes rápidos para ISTs;
  • Aferição de pressão arterial e de glicemia.

Não há atendimento por demanda livre. As interessadas tiveram a oportunidade de agendar até três serviços, selecionando o dia e turno desejados.

A expectativa da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) é realizar mais de 23 mil atendimentos durante o evento, com campanhas de prevenção e diagnóstico precoce, incentivando a participação ativa no cuidado com a saúde, especialmente na prevenção.

Os serviços de saúde da Feira “Março de Todas as Mulheres” atenderão pessoas de até 65 anos, exceto para mamografia, destinada a mulheres entre 40 e 69 anos. O evento conta ainda com a parceria das secretarias de Administração, Segurança Pública e Trabalho, Emprego e Renda.

exames gratuitos para mulheres

Cidadania

Além dos serviços de saúde, a feira oferece serviços de cidadania, como emissão gratuita da primeira e segunda via de carteira de identidade, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais. Também disponibiliza sistema de mediação de mão de obra, cadastramento e/ou atualização dos dados pessoais e profissionais no Sistema IMO, facilitando o acesso à intermediação de mão de obra e demais serviços do SineBahia.

O evento inclui tendas interativas, palestras, rodas de conversas e uma feira de empreendimentos de mulheres negras, indígenas e quilombolas.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares