terça-feira, 17 junho 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Quaest: Lula empata com Bolsonaro, Tarcísio, Michelle, Ratinho Jr. e Eduardo Leite em possível 2º turno

Nova pesquisa aponta empate técnico entre Lula e cinco possíveis adversários para 2026; levantamento revela rejeição crescente ao presidente e ao cenário de polarização.

Quaest mostra Lula empatado com Bolsonaro e outros quatro possíveis candidatos em 2026

Presidente apresenta empate técnico com cinco nomes testados em cenário de segundo turno

A nova pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (5), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentaria empates técnicos com pelo menos cinco nomes em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Entre os adversários testados estão Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Jr. (PSD) e Eduardo Leite (PSD).

Dados mostram queda no desempenho eleitoral de Lula

Segundo o levantamento, Lula e Jair Bolsonaro aparecem empatados com 41% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. No cenário com Tarcísio de Freitas, Lula teria 41%, contra 40% do governador de São Paulo. Já em eventual confronto com Michelle Bolsonaro, o presidente aparece com 43%, enquanto a ex-primeira-dama marca 39%.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Ratinho Jr. e Eduardo Leite também empatam com o presidente

Em eventual disputa com o governador do Paraná, Ratinho Jr., Lula teria 40%, enquanto o adversário somaria 38%, caracterizando empate técnico. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi testado pela primeira vez e registrou 36% contra 40% de Lula.

Analista aponta desgaste eleitoral do presidente

Para o cientista político Felipe Nunes, CEO da Quaest, o cenário indica que a desaprovação ao governo começa a se refletir na intenção de voto.

“O recado aqui é claro. Pela primeira vez, a rejeição ao governo está se transformando em rejeição eleitoral a Lula, alavancando as candidaturas dos potenciais herdeiros de Bolsonaro”, escreveu Nunes na rede X.

Segundo ele, o levantamento ainda sugere “cansaço da polarização Lula x Bolsonaro”, destacando que 65% dos entrevistados defendem que Bolsonaro deveria apoiar outro nome.

Rejeição ao governo segue elevada, mas percepção econômica melhora

Na véspera da divulgação do levantamento eleitoral, a Genial/Quaest também apresentou nova rodada de avaliação do governo. Segundo os dados, 57% dos entrevistados desaprovam a gestão de Lula, enquanto 40% aprovam — o pior resultado desde o início do mandato. Apesar da rejeição, indicadores relacionados à economia mostraram melhora. A percepção de piora na economia caiu de 56% para 48%. A avaliação sobre alta de preços de alimentos também recuou, de 88% para 79%, assim como a dos combustíveis, que passou de 70% para 54%.

Levantamento ouviu dois mil eleitores em 120 municípios

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores entre os dias 29 de maio e 1º de junho, em 120 municípios brasileiros. A sondagem eleitoral marca uma mudança significativa em relação ao levantamento anterior, divulgado em abril, quando Lula ainda vencia todos os adversários — com exceção de Bolsonaro, com quem já aparecia empatado.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares