quinta-feira, 29 janeiro 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PSB mira vaga de vice e quer Zé Cocá na chapa de Jerônimo em 2026

PSB baiano prepara uma ofensiva política para 2026: além de ampliar suas bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, o partido agora articula ocupar a vaga de vice na chapa do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O PSB baiano prepara uma ofensiva política para 2026: além de ampliar suas bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, o partido agora articula ocupar a vaga de vice na chapa do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

A ideia é lançar o nome do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), que deve se filiar ao PSB na próxima janela partidária. O movimento tem aval da presidente estadual da sigla, Lídice da Mata, e ecoa diretamente no plano nacional, onde o PSB já ocupa a vice-presidência da República com Geraldo Alckmin.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Cocá como vice: o plano

A avaliação interna do PSB é que a eleição de 2026 será dura e exigirá um vice altamente competitivo. Segundo lideranças socialistas, Cocá reúne:

  • Reeleição histórica em Jequié (92% dos votos);

  • Influência sobre mais de 40 prefeitos da região;

  • Perfil de centro, moderado, similar ao de Alckmin;

  • Alta capacidade de articulação política no interior.

Internamente, o nome de Cocá é considerado mais forte que o do atual vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), que teve desempenho abaixo do esperado nas eleições de 2024 em Salvador.

Rompimento com o PP e alinhamento com Jerônimo

Cocá já indicou que só deixa a Prefeitura se for para disputar um cargo majoritário. Ele se aproximou bastante do governador nos últimos meses, ao mesmo tempo em que enfrenta desgaste dentro do PP, que vive forte movimentação interna.

Fontes do PSB afirmam que Jerônimo tem sinalizado positivamente para fortalecer o partido e reequilibrar o jogo político dentro de sua base.

PSB quer virar a 3ª força da base

Até março, com a janela partidária, o PSB deve saltar de 2 para 7 deputados estaduais. Devem ingressar no partido:

  • Niltinho (PP)

  • Hassan Iossef (PP)

  • Eduardo Sales (PP)

  • Antonio Henrique Jr. (PP)

  • Vitor Bonfim (PV)

O partido também deve receber um novo espaço no primeiro escalão do governo estadual — hoje comanda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

E o plano nacional?

Isaac Carvalho, também do PSD e muito próximo de Cocá, já afirmou que apoiará Ângelo Coronel para o Senado, independentemente de estar com Jerônimo ou ACM Neto em 2026.

Ele também revelou que seu apoio a Lula dependerá do posicionamento nacional do PSD. Se o partido apoiar Tarcísio ou outro nome, ele seguirá a sigla.

A movimentação reforça que 2026 na Bahia será uma disputa polarizada e com rearranjos fortes na base governista.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares