Dreams
sábado, 25 maio 2024
spot_imgspot_img

Presidente do PSOL na Bahia defende militantes presos por suspeita de furto em aeroporto

Ronaldo Mansur, presidente do PSOL na Bahia, emite nota defendendo um casal de militantes presos sob suspeita de furto no Aeroporto de Salvador, alegando uma ação de boa fé.

Defesa de militantes do PSOL por suspeita de furto

O presidente do PSOL na Bahia, Ronaldo Mansur, se manifestou a favor do casal de militantes do partido presos sob suspeita de furto no Aeroporto Internacional de Salvador. Segundo ele, os militantes tentavam devolver pertences esquecidos por outros passageiros.

Detalhes do incidente

Os militantes foram detidos pela Polícia Federal em flagrante antes do embarque. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o homem pegando os objetos da esteira de raio-X e saindo com a mulher. A ação foi interpretada como tentativa de furto, mas segundo Mansur, havia a intenção de devolver os itens aos donos.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Reação do PSOL e acusações de racismo

Em uma nota, Mansur expressa repúdio à detenção, que ele considera “ilícita e injusta”, e descreve o ocorrido como um episódio de racismo sistêmico. Ele critica a exposição dos militantes na mídia, argumentando que as imagens das câmeras de segurança foram divulgadas ilegalmente antes de serem anexadas ao inquérito policial.

Contexto político e jurídico

O incidente aconteceu logo após o término do II Encontro Nacional de Negras e Negros do PSOL, evento focado no combate ao racismo no Brasil. A nota do presidente do PSOL sugere que a divulgação das imagens tinha motivação política e visava prejudicar os militantes por sua filiação partidária.

Situação atual dos militantes

Após a audiência de custódia realizada na terça-feira, a justiça determinou a soltura dos militantes. O PSOL declarou que continuará prestando suporte aos envolvidos e suas famílias, enquanto acompanha o desfecho jurídico do caso.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares