Jerônimo transfere sede do governo para Juazeiro e articula eleições de 2026
Jerônimo Rodrigues transfere sede do governo da Bahia para Juazeiro e inicia articulações eleitorais para 2026. Lula também participará de agenda do PAC na cidade.
Governador cumpre agenda de quatro dias na cidade, inaugura obras, recebe Lula e discute candidatura local à Câmara Federal
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), inicia nesta quarta-feira (16) uma agenda de quatro dias em Juazeiro, no norte do estado, onde transferirá simbolicamente a sede do governo para o município, que completou nesta terça (15) 147 anos de emancipação política. Durante a estadia, Jerônimo vai despachar de um hotel da cidade e conduzir compromissos administrativos e políticos, com foco nas articulações para as eleições de 2026.
A primeira atividade pública acontece às 15h, com a inauguração da nova sede do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N). Na sequência, o petista lançará a 5ª edição da Operação Florestal Bahia 2025, entregará viaturas à Polícia Militar e assinará a ordem de serviço para construção da sede da CIPE/Caatinga.
Articulações políticas avançam com foco em 2026
Além da agenda oficial, Jerônimo vai aproveitar os quatro dias em Juazeiro para intensificar os diálogos políticos na região, especialmente no tocante à escolha de um nome local para disputar uma vaga de deputado federal em 2026.
A pauta ganhou força após manifestações do prefeito Andrei Gonçalves (MDB), que já havia defendido a candidatura de um nome da cidade ao cargo federal após o pleito de 2024. Entre os nomes cotados, destaca-se o deputado estadual Roberto Carlos (PV), aliado do governador e com base consolidada no município, apesar de ser natural de Uauá.
Carlos deve se reunir com Jerônimo nos próximos dias para avaliar a viabilidade da candidatura. Já o deputado estadual Zó do Sertão (PCdoB), que também era cogitado, foi retirado da disputa após o partido definir que ele buscará a reeleição à Assembleia Legislativa.
Lula estará em Juazeiro nesta quinta
A passagem do governador por Juazeiro também será marcada pela visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, conforme divulgado pelo Palácio do Planalto, desembarca na cidade nesta quinta-feira (17) para cumprir agenda oficial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com foco em ações na área da saúde.
A presença do presidente deve ampliar a visibilidade das ações estaduais na cidade e reforçar o alinhamento entre os governos federal e estadual, além de fortalecer as articulações políticas no território.
A expectativa é de que novos anúncios e compromissos sejam firmados nos próximos dias, consolidando Juazeiro como palco estratégico para os desdobramentos políticos e eleitorais de 2026.
