HMV mantém serviços ortopédicos em Salvador até fim de abril
O Hospital Manoel Victorino (HMV), situado no bairro de Nazaré, Salvador, permanecerá com sua oferta de serviços e especialidades ortopédicas até o dia 30 de abril. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que destacou o planejamento da unidade para manter os atendimentos nessa área até o final do mês corrente.
Transição de Pacientes
Ainda conforme a Sesab, o hospital atualmente atende pacientes necessitados de cuidados ortopédicos. Contudo, é possível que alguns desses pacientes sejam redirecionados para o Hospital Ortopédico do Estado (HOE), localizado no bairro do Cabula, também em Salvador. O HOE foi estruturado para acolher um número significativo de pacientes ortopédicos, absorvendo demandas anteriormente atendidas pelo HMV.
Reformulação e Novos Perfis de Atendimento
Além disso, a Sesab está em processo de definir o novo perfil de especialidades e serviços que serão ofertados pelo HMV. Em fevereiro, o Bahia Notícias já havia reportado que o hospital passaria por uma reformulação interna, focando em cuidados prolongados para pacientes de cirurgia vascular e clínica médica, com atendimentos referenciados pela Central Estadual de Regulação.
A secretária de saúde, Roberta Santana, em declaração ao BN em novembro, anunciou a reestruturação do hospital:
“Ele não vai ser fechado, nós vamos colocar a unidade em funcionamento com um novo perfil assistencial, a partir da demanda do que a gente tiver na central de regulação para reestruturar o Manoel Victorino. Esses pacientes vão migrar para o Hospital Ortopédico no que couber urgência e emergência, procedimentos eletivos a gente continua realizando, pois o hospital ortopédico o principal propósito dele é atender a maior demanda da regulação que é a ortopedia de urgência e emergência, fruto de acidente de trânsito, também dos idosos que sofrem fraturas ou em casa ou acidente domésticos”, pontuou Santana.