Dreams
segunda-feira, 22 julho 2024
spot_imgspot_img

Homenagem a Herzem Gusmão: Busto será instalado na Estação de Transbordo em Vitória da Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista anuncia instalação de busto em homenagem ao ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira, relembrando seu legado três anos após seu falecimento.

Tributo a Herzem Gusmão em Vitória da Conquista

Três anos após o falecimento de Herzem Gusmão Pereira, ex-prefeito de Vitória da Conquista, sua memória continua viva entre familiares, amigos e cidadãos. Em uma demonstração de apreço e reconhecimento, a Prefeitura, sob a liderança de Sheila Lemos, e a ex-primeira-dama Luci Freire Gusmão, apresentaram o projeto para a criação de um busto em homenagem ao ex-gestor, que será esculpido pelo artista Vando Oliveira e instalado na Estação de Transbordo Herzem Gusmão.

Herzem Gusmão,estátua,busto,homenagem Herzem Gusmão

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Um legado lembrado

A prefeita Sheila Lemos destacou a importância de eternizar a contribuição de Herzem para Vitória da Conquista, não apenas como prefeito, mas também como radialista e figura pública querida. Luci Gusmão, reforçou o significado do tributo para a família e para a cidade, evidenciando o carinho de Herzem pela terra natal.

“Para mim é muito especial poder relembrar, por meio desse marco, tudo que Herzem Gusmão fez por nós conquistenses. Fazer um busto dele e poder colocar no local que leva o seu nome, e que era o sonho dele ver bem organizado e construído, desde a época do rádio, é de grande relevância”, explicou a prefeita Sheila Lemos.

Herzem Gusmão,estátua,busto,homenagem Herzem Gusmão

“Esse é um tributo muito simbólico para a nossa família, porque essa cidade era o coração dele; aqui, Herzem construiu sua vida e também ajudou a construir uma cidade que ele sonhava”, afirmou Luci Gusmão, acrescentando: “Será uma lembrança para muitos anos e possibilitará que outras gerações conheçam quem foi esse grande homem, não só pelo seu nome, mas também por sua sua feição”, complementou.

A Arte em homenagem

Vando Oliveira, encarregado de dar forma ao busto, expressou gratidão e orgulho por participar desse projeto, reconhecendo a importância de Herzem Gusmão na história da cidade. O artista destaca-se por transformar em arte as memórias e legados de figuras notáveis de Vitória da Conquista.

“Trabalhar com esse nome, que é o do ex-prefeito que deixou um legado na cidade é muito importante para mim enquanto artista, para o meu trabalho, para a memória que será registrada. É muito gratificante!”, exclamou.

Herzem Gusmão: Uma vida de contribuições

Desde jovem, Herzem Gusmão se destacou no esporte, na educação e, posteriormente, no rádio, onde se tornou a “Voz de Conquista”. Em 2008, disputou pela primeira vez o cargo de prefeito de Vitória da Conquista. Em 2010, candidatou-se a uma vaga na Câmara Federal e, em 2012, tentou pela segunda vez a Prefeitura, sem sucesso. Em 2014, candidatou-se à vaga de deputado estadual, ficando na primeira suplência, assumindo a vaga em março de 2015.

Em 2016, Herzem foi eleito prefeito da terceira maior cidade do estado. Em novembro de 2020, conseguiu a reeleição em segundo turno com quase 98 mil votos.

No entanto, logo após o processo eleitoral, no dia 7 de dezembro, Herzem Gusmão foi diagnosticado com Covid-19, e internado no Hospital Samur no dia 18. No dia 26 do mesmo mês, foi transferido em UTI aérea para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para reabilitação pulmonar. Após alternar períodos entre a Unidade de Terapia Intensiva/UTI e a Unidade Semi Intensiva, com o agravamento do quadro de saúde foi sedado e intubado no dia 12 de março. No dia 18 de março, ele foi a óbito. Sua morte provocou grande comoção na cidade e em toda a Bahia.

Preservando a memória

A instalação do busto na Estação de Transbordo Herzem Gusmão não apenas honra a memória do ex-prefeito, mas também serve como lembrete das contribuições e do amor que Herzem tinha por Vitória da Conquista.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares